2021-09-02
A Caravana AgroEcológica, em parceria com o TAGIS - Centro de Conservação das Borboletas de Portugal, está a desenvolver o Projeto RotasZer0. O objetivo é "sensibilizar os consumidores para a importância das práticas agroecológicas e do consumo de proximidade, através de visitas a produções próximas da sua área de residência".
O projeto, financiado pelo Fundo Ambiental, visa ainda informar sobre a importância da circularidade nos sistemas agrícolas e da existência de biodiversidade nesses mesmos sistemas, nomeadamente no contexto de práticas de compostagem.
Está prevista a realização de 15 rotas pelo país, nas quais um pequeno grupo de consumidores locais visitará entre 2 a 3 produções agrícolas, ficando a conhecer os produtores, os produtos e as práticas de cultivo. Posteriormente será produzido um documentário e um conjunto de pequenos vídeos acerca de cada rota.
No âmbito desta nova iniciativa está também a ser promovido um pequeno inquérito a produtores e consumidores, disponível aqui.
Diversificação de atividades económicasDurante muito tempo “rural” e “agrícola” foram sinónimos. No entanto, ao longo das últimas décadas as atividades agrícola e florestal foram perdendo peso na economia e no emprego nas zonas rurais, e essa associação deixou de ser evidente. |
Sistemas alimentares territoriais, cadeias curtas e mercados locaisA estrutura do sistema alimentar global é cada vez mais reconhecida como insustentável quer do ponto de vista ambiental, quer socioeconómico e político. Perante esta realidade, várias iniciativas destinadas a promover a adoção de sistemas alimentares alternativos vêm sendo realizadas. |
Floresta multifuncional e sustentabilidade territorialA floresta é um dos pilares do nosso património ambiental, económico e social. Para além da produção de madeira, que continua a ser vital para diversas fileiras industriais, a floresta oferece muitos outros recursos e serviços que têm um enorme potencial de valorização. |
Agricultura familiar e agroecologiaCada vez mais, os consumidores exigem alimentos seguros e de qualidade provenientes de uma agricultura sustentável e que tenha um menor impacto nos recursos naturais. Já os produtores ambicionam que o seu trabalho se traduza num rendimento justo, que lhes garanta qualidade de vida. |
O livro “Receitas e Sabores dos Territórios Rurais”, editado pela Federação Minha Terra, compila e ilustra 245 receitas da gastronomia local de 40 territórios rurais, do Entre Douro e Minho ao Algarve.
[ETAPA RACIONAL ER4WST V:MINHATERRA.PT.5]