2017-11-09
As experiências e os ensinamentos adquiridos com a implementação do desenvolvimento local de base comunitária (DLBC), apoiado pelos fundos – FEADER, FEAMP, FEDER e FSE –, servem de mote para o seminário organizado pela Comissão Europeia, na cidade de Gyor, na Hungria, de 8 a 10 de novembro.
Aqui discute-se como é que o DLBC é aplicado nas zonas rurais e costeiras, como é que pode ser usado para promover a inclusão, e como é que está a incorporar a sua nova dimensão urbana e social. O enfoque principal vai para uma melhor utilização dos programas e fundos europeus para apoiar o reforço das capacidades locais e das iniciativas ascendentes locais.
O seminário dirige-se aos atores do DLBC, do nível local, regional, nacional e europeu, assim como às ONG importantes, que terão aqui a oportunidade de aprender entre pares, de participar em discussões e trocas de opiniões entre Grupos de Ação Local, redes DLBC, autoridades de gestão e serviços da comissão europeia.
Numa organização conjunta das quatro direções-gerais de Comissão UE que gerem fundos europeus estruturais e de investimento (FEEI), trata-se do terceiro seminário DLBC, depois de Bastad, na Suécia, em dezembro de 2016, e de Edimburgo, na Escócia, em Dezembro de 2015.
O livro “Receitas e Sabores dos Territórios Rurais”, editado pela Federação Minha Terra, compila e ilustra 245 receitas da gastronomia local de 40 territórios rurais, do Entre Douro e Minho ao Algarve.
[ETAPA RACIONAL ER4WST V:MINHATERRA.PT.5]