Capitalizar experiências do DLBC – Construir comunidades locais resilientes

2017-11-09

As experiências e os ensinamentos adquiridos com a implementação do desenvolvimento local de base comunitária (DLBC), apoiado pelos fundos – FEADER, FEAMP, FEDER e FSE –, servem de mote para o seminário organizado pela Comissão Europeia, na cidade de Gyor, na Hungria, de 8 a 10 de novembro.

Aqui discute-se como é que o DLBC é aplicado nas zonas rurais e costeiras, como é que pode ser usado para promover a inclusão, e como é que está a incorporar a sua nova dimensão urbana e social. O enfoque principal vai para uma melhor utilização dos programas e fundos europeus para apoiar o reforço das capacidades locais e das iniciativas ascendentes locais.

O seminário dirige-se aos atores do DLBC, do nível local, regional, nacional e europeu, assim como às ONG importantes, que terão aqui a oportunidade de aprender entre pares, de participar em discussões e trocas de opiniões entre Grupos de Ação Local, redes DLBC, autoridades de gestão e serviços da comissão europeia.

Numa organização conjunta das quatro direções-gerais de Comissão UE que gerem fundos europeus estruturais e de investimento (FEEI), trata-se do terceiro seminário DLBC, depois de Bastad, na Suécia, em dezembro de 2016, e de Edimburgo, na Escócia, em Dezembro de 2015.


Terra Viva 2019


I14-TERRAXVIVA.JPG

A 3.ª edição do programa Terra Viva da Antena da TSF deu voz e ouvidos a 54 promotores e promotoras de projetos, beneficiários da Medida LEADER do PDR2020 através dos Grupos de Ação Local do Continente, entre os dias 3 de junho e 9 de julho de 2019.

ELARD

 

I19-BOTXXOXFMTXPRESIDENCIA.JPG

 

A ELARD, constituída por redes nacionais de desenvolvimento rural, congrega Grupos de Ação Local gestores do LEADER/DLBC de 26 países europeus. A MINHA TERRA foi presidente da ELARD no biénio 2018-2019.

54 Projetos LEADER 2014-2020

 
I2-54XPROJETOS.JPG

Repertório de projetos relevantes e replicáveis apoiados no âmbito da Medida 10 LEADER do Programa de Desenvolvimento Rural 2020 elaborado pela Federação Minha Terra.

Cooperação LEADER


Edição da Direção-Geral de Agricultura e Desenvolvimento Rural e Federação Minha Terra, publicada no âmbito do projeto “Territórios em Rede II”, com o apoio do Programa para a Rede Rural Nacional.






Agenda

Workshop “Novas oportunidades na cultura do medronheiro – da produção ao consumo”

2023-02-17, Escola Profissional Cândido Guerreiro, Alte (Loulé)

26.º Seminário Europeu sobre Extensão Educativa

2023-07-10 a 2023-07-13, Toulouse, França

Receitas e Sabores dos Territórios Rurais

 

 I15-LIVROX7MG.JPG 

O livro “Receitas e Sabores dos Territórios Rurais”, editado pela Federação Minha Terra, compila e ilustra 245 receitas da gastronomia local de 40 territórios rurais, do Entre Douro e Minho ao Algarve.





[ETAPA RACIONAL ER4WST V:MINHATERRA.PT.5]