Cabaz do Hortelão - o PROVE em Montemor-o-Novo

2009-04-18

Lançamento - 14 de Abril de 2009

Decorreu no passado dia 14 de Abril a primeira sessão de lançamento do Cabaz do Hortelão nas instalações do Município de Montemor-o-Novo.

Foi uma importante iniciativa, onde várias dezenas de pessoas manifestaram o seu apreço por este tipo de produtos, apoiaram vivamente a iniciativa pela sua importância na defesa e preservação do mundo rural vivo e a produzir com qualidade, recorrendo o mínimo possível a fitofarmacos e adubos minerais e apostando essencialmente, na incorporação no solo de matéria orgânica.

Foram vendidos todos os cabazes expostos e já existem mais de uma dezena de consumidores inscritos para receber o cabaz do horticultor, o que atesta o interesse dos consumidores por este tipo de produtos e o apreço pela sua qualidade.

Distribuição e entrega de cabazes

Local de entrega: Largo Banha de Andrade (Sede da Junta de Freguesia Nossa Senhora da Vila)

Dias: 4º e 6ª das 17h às 18h30

Agricultores - João e Rosa Picanço, Susana Raposo e José Peniche

Cabazes: 5 a 7 kg

Preço: 9 euros

Nota: por mais um euro, o cabaz pode ser entregue ao domicilio do consumidor, no perímetro urbano da Cidade de Montemor

Os agricultores PROVE em Montemor-o-Novo:

1. Fazendas das PALRREIRAS: A unidade de exploração localiza-se na freguesia de Nossa Senhora do Bispo no Concelho de Montemor-o-novo, sendo explorada pela família Picanço. Em área agrícola aproximada de 2,5 ha predominam as culturas hortícolas ao ar livre e em cultura protegida (estufas). Modo de Produção: Convencional, Protecção Integrada. Área aproximada de cultivo: 2,5 ha

2. A unidade de exploração localiza-se na freguesia de Nossa Senhora da Vila no Concelho de Montemor o Novo, zona da Rebola (quinta nº 2) sendo explorada pela Família Raposo. Em área agrícola aproximada de 0,5 ha são predominantes as culturas hortícolas ao ar livre, destacando-se ainda a exploração pela produção de amoras silvestres. Modo de Produção: Protecção Integrada/Convencional. Área aproximada de cultivo de hortícolas e frutícolas: 0,5 ha

3. «Quinta do Sonho» do Sr. Peniche : a exploração Agrícola localiza-se na freguesia de Foros de Vale Figueira no Concelho de Montemor o Novo, sendo explorada pelo Agricultor José Luís Peniche. Tem área agrícola de cerca de 10 ha, dos quais cerca 1,5 ha predominam as culturas frutícolas nomeadamente a vinha, pomar de pessegueiros e macieiras. Modo de Produção: Protecção Integrada. Área aproximada de cultivo com pomar e hortícolas: 1,5 ha

Para receber encomendas contactar: monte@monte-ace.pt e lpma@iol.pt

O PROJECTO PROVE

O projecto PROVE - Promover e Vender, desenvolvido no âmbito da Iniciativa Comunitária EQUAL, pretendeu desenvolver e testar um sistema de comercialização de proximidade de produtos agrícolas. Numa primeira fase a parceria do projecto trabalhou com um grupo de pequenos produtores dos concelhos de Palmela e Sesimbra, para melhorar o escoamento das suas produções. Face aos resultados alcançados, esta experiência tem condições para ser replicada noutros territórios.

Para mais informações: www.prove.com.pt


Terra Viva 2019


I14-TERRAXVIVA.JPG

A 3.ª edição do programa Terra Viva da Antena da TSF deu voz e ouvidos a 54 promotores e promotoras de projetos, beneficiários da Medida LEADER do PDR2020 através dos Grupos de Ação Local do Continente, entre os dias 3 de junho e 9 de julho de 2019.

ELARD

 

I19-BOTXXOXFMTXPRESIDENCIA.JPG

 

A ELARD, constituída por redes nacionais de desenvolvimento rural, congrega Grupos de Ação Local gestores do LEADER/DLBC de 26 países europeus. A MINHA TERRA foi presidente da ELARD no biénio 2018-2019.

54 Projetos LEADER 2014-2020

 
I2-54XPROJETOS.JPG

Repertório de projetos relevantes e replicáveis apoiados no âmbito da Medida 10 LEADER do Programa de Desenvolvimento Rural 2020 elaborado pela Federação Minha Terra.

Cooperação LEADER


Edição da Direção-Geral de Agricultura e Desenvolvimento Rural e Federação Minha Terra, publicada no âmbito do projeto “Territórios em Rede II”, com o apoio do Programa para a Rede Rural Nacional.






Agenda

Evento de encerramento do projeto "Encosta Viva"

2022-10-05, Urbanização Encosta da Barata, Abrantes

Cimeira Nacional de AgroInovação 2022

2022-10-11 a 2022-10-12, CNEMA, Santarém

Dia Municipal para a Igualdade 2022

2022-10-17 a 2022-10-31, Atividades em todo o país

Workshop "Promoção da igualdade de género nas zonas rurais da UE"

2022-11-15, Andolsheim (Alto Reno, França)

Receitas e Sabores dos Territórios Rurais

 

 I15-LIVROX7MG.JPG 

O livro “Receitas e Sabores dos Territórios Rurais”, editado pela Federação Minha Terra, compila e ilustra 245 receitas da gastronomia local de 40 territórios rurais, do Entre Douro e Minho ao Algarve.





[ETAPA RACIONAL ER4WST V:MINHATERRA.PT.5]