Acerca da Minha Terra
Área de Associados

ATAHCA reforça rede local de entregas de cabazes de produtos hortofrutícolas

2021-02-03

A ATAHCA - Associação de Desenvolvimento das Terras Altas do Homem, Cávado e Ave, no âmbito da dinamização do projeto PROVE no território do Cávado, vai reforçar a rede de entregas semanais de cabazes de produtos hortofrutícolas, com a abertura de mais um núcleo o qual será exclusivamente direcionado para a entrega ao domicílio na cidade de Braga de cabazes de produtos agrícolas locais produzidos em modo de produção biológico certificado.

A associação dá conta que um número cada vez maior de consumidores locais residentes em meio urbano tem procurado comprar produtos agrícolas diretamente aos produtores do território do Cávado e que esta será mais uma alternativa alimentar disponível. 

Quem quiser optar pela compra de um cabaz de produtos hortofrutícolas cuja produção em modo biológico está devidamente certificada por um organismo técnico acreditado, basta inscrever-se no website do PROVE através do seguinte link:  http://www.prove.com.pt/www/sk-pub-nucleos.php?dst=4. As entregas iniciam-se no dia 13 de fevereiro e funcionarão ao sábado de manhã (10-12h). 

O projeto PROVE conta neste momento com produtores agrícolas dos concelhos de  Amares, Braga, Póvoa de Lanhoso e Vila Verde que semanalmente entregam os seus cabazes de produtos directamente a aproximadamente 400 consumidores distribuídos por locais fixos ou então ao domícilio.

Esta forma de comercialização em circuito curto insere-se numa estratégia de desenvolvimento da associação que visa promover e incentivar o consumo de produtos agrícolas locais denominada "CÁVADO COM...SABOR", junto da população local sensibilizando-a para a importância da adopção de hábitos de alimentação mais sustentáveis e saudáveis.

Terra Viva 2019

 

I14-TERRAXVIVA.JPG

A 3.ª edição do programa Terra Viva da Antena da TSF deu voz e ouvidos a 54 promotores e promotoras de projetos, beneficiários da Medida LEADER do PDR2020 através dos Grupos de Ação Local do Continente, entre os dias 3 de junho e 9 de julho de 2019.

54 Projetos LEADER 2014-2020

I2-54XPROJETOS.JPG

Repertório de projetos relevantes e replicáveis apoiados no âmbito da Medida 10 LEADER do Programa de Desenvolvimento Rural 2020 elaborado pela Federação Minha Terra.

Cooperação LEADER

Edição da Direção-Geral de Agricultura e Desenvolvimento Rural e Federação Minha Terra, publicada no âmbito do projeto “Territórios em Rede II”, com o apoio do Programa para a Rede Rural Nacional.





Newsletter

ELARD

 
I19-BOTXXOXFMTXPRESIDENCIA.JPG
 

A ELARD, constituída por redes nacionais de desenvolvimento rural, congrega Grupos de Ação Local gestores do LEADER/DLBC de 26 países europeus. A MINHA TERRA foi presidente da ELARD no biénio 2018-2019.

Projetos PDR2020 Apoiados

 
I20-PDRXPT2020XFEADER.JPG
 

Plano de Informação LEADER 2020

Rede LEADER 2020: Qualificar, Cooperar, Comunicar

LEADER DLBC em Portugal e na Europa

JER | Jovem Empresário Rural - Cultivar Ideias, Dinamizar o Espaço Rural

Agricultura Familiar: Conhecimento, Organização e Linhas Estratégicas

Receitas e Sabores dos Territórios Rurais

 

 I15-LIVROX7MG.JPG 

O livro “Receitas e Sabores dos Territórios Rurais”, editado pela Federação Minha Terra, compila e ilustra 245 receitas da gastronomia local de 40 territórios rurais, do Entre Douro e Minho ao Algarve.





SICLIK.COM.S8V2.MINHATERRA.PT.4