ATAHCA entrega 72 contratos LEADER no parque mais «verde» do país

2013-10-30

A sessão, presidida pela Gestora do PRODER, decorreu na passada sexta-feira, 25 de outubro, no Parque de Campismo de Aboim da Nóbrega, por ocasião da inauguração dos sistemas de energia renovável, instalados pela associação no âmbito do projeto de cooperação LEADER «Territórios Rurais Sustentáveis», que garantem total autossuficiência em termos energéticos.

 

Segundo a ATAHCA, o sistema de micro-geração-fotovoltaica, micro-eólica e micro-hídrica instalado no parque de Aboim da Nóbrega, em Vila Verde, para auto-consumo, é o primeiro em Portugal. «Existem outros mas apenas com um ou dois sistemas; não existe nenhum com as três tipologias».

O equipamento, instalado no âmbito do projeto de cooperação LEADER «Territórios Rurais Sustentáveis», cuja parceria integra mais cinco GAL (ADAE, AD ELO, ADER-AL, ADICES e LEADER OESTE), assegura a produção de energia necessária ao funcionamento do parque, com capacidade para 60 tendas e uma dezena de alvéolos para autocaravanas, dispondo ainda de dois bungalows, campo de minigolfe, piscina, entre outras áreas de lazer.

A infraestrutura, garantindo a total autossuficiência do parque em termos energéticos, sem necessidade de ligação à rede elétrica nacional, ilustra bem o potencial da energia renovável nos territórios rurais. Além disso, a instalação de quase duas dezenas de equipamentos de energia solar, eólica e hídrica nos vários territórios parceiros permitiu demonstrar que as fontes renováveis de energia podem contribuir para a diversificação económica nos territórios rurais.

 

Aproveitando a presença da Gestora do PRODER, Gabriela Ventura, a ATAHCA procedeu à entrega de 72 contratos aos promotores com projetos aprovados no âmbito da Abordagem LEADER/Subprograma 3 do PRODER.

 

Com 102 projetos apoiados no Eixo LEADER do PRODER, que representam um montante total de investimento de 13 milhões de euros, 6,5 milhões de euros dos quais comparticipados pelo PRODER, e 185 novos postos de trabalho no território, a associação gostaria ainda de aprovar mais projetos.

Enfatizando o facto do GAL já ter aprovado 100 por cento da despesa pública prevista na sua ELD (Estratégia Local de Desenvolvimento), dos quais já foram executados e pagos 66 por cento, o presidente da ATAHCA - Associação de Desenvolvimento das Terras Altas do Homem, Cávado e Ave, José Mota Alves, deixou um pedido à Gestora, no sentido de libertar a verba necessária para aprovar mais 48 projetos em carteira, sem dotação financeira, que permitiriam criar mais 94 postos de trabalho.

Seguindo o programa da sessão, a Gestora do PRODER teve ainda a oportunidade de visitar alguns projetos apoiados pela associação, contactando diretamente com os beneficiários do apoio do LEADER, seja na diversificação da economia e criação de emprego, seja na melhoria da qualidade de vida das populações.

 


Terra Viva 2019


I14-TERRAXVIVA.JPG

A 3.ª edição do programa Terra Viva da Antena da TSF deu voz e ouvidos a 54 promotores e promotoras de projetos, beneficiários da Medida LEADER do PDR2020 através dos Grupos de Ação Local do Continente, entre os dias 3 de junho e 9 de julho de 2019.

ELARD

 

I19-BOTXXOXFMTXPRESIDENCIA.JPG

 

A ELARD, constituída por redes nacionais de desenvolvimento rural, congrega Grupos de Ação Local gestores do LEADER/DLBC de 26 países europeus. A MINHA TERRA foi presidente da ELARD no biénio 2018-2019.

54 Projetos LEADER 2014-2020

 
I2-54XPROJETOS.JPG

Repertório de projetos relevantes e replicáveis apoiados no âmbito da Medida 10 LEADER do Programa de Desenvolvimento Rural 2020 elaborado pela Federação Minha Terra.

Cooperação LEADER


Edição da Direção-Geral de Agricultura e Desenvolvimento Rural e Federação Minha Terra, publicada no âmbito do projeto “Territórios em Rede II”, com o apoio do Programa para a Rede Rural Nacional.





[ETAPA RACIONAL ER4WST V:MINHATERRA.PT.5]