2025-02-19
A Comissão Europeia apresentou no dia 19 de fevereiro a sua visão para o futuro da agricultura e da produção alimentar na União Europeia. O objetivo é criar um sistema alimentar europeu forte, inovador e resiliente, que seja justo e competitivo e que forneça alimentos saudáveis e sustentáveis a preços acessíveis para todos, beneficiando produtores e consumidores. A visão pretende ainda a criação de zonas rurais dinâmicas.
A Visão para a Agricultura e a Alimentação, construída a partir dos trabalhos do "Diálogo Estratégico sobre o Futuro da Agricultura na União Europeia", divide-se em quatro domínios prioritários:
Entre as principais ações previstas estão o desenho de uma estratégia de renovação geracional na agricultura, a definição de um pacote de simplificação abrangente para o atual quadro legislativo, o lançamento de uma estratégia de digitalização do setor agrícola, o desenvolvimento de um sistema voluntário de avaliação comparativa que ajude os agricultores a medir e melhorar o seu desempenho e a realização de um evento anual de monitorização da implementação da visão. No quadro do objetivo de criar zonas rurais dinâmicas, a partir da melhoria das condições de vida e de trabalho, está ainda previsto o reforço de ferramentas participativas de desenvolvimento local, incluindo a abordagem LEADER.
Esta visão, que tem como horizonte de atuação 2040, deverá ser a base da futura Política Agrícola Comum (PAC), a implementar no âmbito do próximo quadro financeiro plurianual para 2028-2035.
Saiba mais sobre a visão na página disponibilizada no site da Comissão (tradução automática para português).
Foi também disponibilizada a comunicação da Comissão Europeia "Uma visão para a agricultura e a alimentação - Construir em conjunto um setor agrícola e agroalimentar atrativo para as gerações futuras" (para já apenas em inglês).
O livro “Receitas e Sabores dos Territórios Rurais”, editado pela Federação Minha Terra, compila e ilustra 245 receitas da gastronomia local de 40 territórios rurais, do Entre Douro e Minho ao Algarve.
[ETAPA RACIONAL ER4WST V:MINHATERRA.PT.5]