Apresentação do projeto “RNAES – Rede Nacional para a Alimentação Equilibrada e Sustentável”

2023-05-19

O CEAT – Centro de Experimentação Agrária de Tavira, o pólo de inovação do Ministério da Agricultura e Alimentação dedicado à Dieta Mediterrânica, acolheu a sessão de apresentação e lançamento do projeto “RNAES – Rede Nacional para a Alimentação Equilibrada e Sustentável”, que visa a estruturação de uma rede nacional fomentando a capacitação interpares, a partir das parcerias dos 22 projetos subregionais promovidos no âmbito do Plano Nacional para a Alimentação Equilibrada e Sustentável (PNAES), promovendo a transferência de conhecimento e a inovação sobre este tema e contribuindo para uma estratégia integrada de alimentação sustentável, enquanto Sistema Alimentar Territorial, na salvaguarda e valorização da Dieta Mediterrânica.

Os trabalhos consistiram numa apresentação deste projeto apoiado pelo Programa de Recuperação e Resiliência (PRR), na identificação de sinergias com os projetos dinamizados pelos Grupos de Ação Local e nos primeiros passos para a construção de uma rede nacional a partir de uma visão partilhada, objetivos comuns e atividades complementares com os projetos de implementação do PNAES, em 22 NUT3 do Continente.

I14318-DIA17X1.JPG

I14318-DIA17X2.JPG

Do programa do encontro constou ainda uma visita interpretada, dinamizada pela equipa de responsáveis da Direção-Regional de Agricultura e Pesca do Algarve, às coleções de fruteiras tradicionais do Algarve, existentes no CEAT com vista à preservação, estudo e divulgação deste património genético.

I14318-DIA17X3.JPG

O projeto RNAES é promovido por um consórcio constituído pela Food4Sustainability CoLAB (F4S), o Instituto Politécnico de Viseu (IPV), a Federação Minha Terra, a Associação In Loco, a Direção Regional de Agricultura e Pescas do Centro (DRAP Centro), a Associação dos Jovens Agricultores de Portugal (AJAP) e sete pequenas e médias empresas (PME).


Terra Viva 2019


I14-TERRAXVIVA.JPG

A 3.ª edição do programa Terra Viva da Antena da TSF deu voz e ouvidos a 54 promotores e promotoras de projetos, beneficiários da Medida LEADER do PDR2020 através dos Grupos de Ação Local do Continente, entre os dias 3 de junho e 9 de julho de 2019.

ELARD

 

I19-BOTXXOXFMTXPRESIDENCIA.JPG

 

A ELARD, constituída por redes nacionais de desenvolvimento rural, congrega Grupos de Ação Local gestores do LEADER/DLBC de 26 países europeus. A MINHA TERRA foi presidente da ELARD no biénio 2018-2019.

54 Projetos LEADER 2014-2020

 
I2-54XPROJETOS.JPG

Repertório de projetos relevantes e replicáveis apoiados no âmbito da Medida 10 LEADER do Programa de Desenvolvimento Rural 2020 elaborado pela Federação Minha Terra.

Cooperação LEADER


Edição da Direção-Geral de Agricultura e Desenvolvimento Rural e Federação Minha Terra, publicada no âmbito do projeto “Territórios em Rede II”, com o apoio do Programa para a Rede Rural Nacional.






Agenda

Jornadas do Mundo Rural 2024

2024-02-29 a 2024-03-01, Alcoutim

Receitas e Sabores dos Territórios Rurais

 

 I15-LIVROX7MG.JPG 

O livro “Receitas e Sabores dos Territórios Rurais”, editado pela Federação Minha Terra, compila e ilustra 245 receitas da gastronomia local de 40 territórios rurais, do Entre Douro e Minho ao Algarve.





[ETAPA RACIONAL ER4WST V:MINHATERRA.PT.5]