2020-09-24
Decorre na tarde desta sexta-feira, 25 de setembro, na Casa das Histórias Paula Rego, em Cascais, a sessão de apresentação do concurso “Cidades do Vinho - Portugal Wine City Challenge”, que visa juntar Municípios e vitivinicultores na promoção dos vinhos e dos territórios onde são produzidos.
A sessão, com início marcado para as 16h30, servirá também para apresentação da Comissão de Honra, presidida por Vasco Avillez e composta por 85 autarcas e por 19 entidades ligadas ao setor do Vinho, Território e Turismo, bem como a Comissão Técnica Científica, presidida por António Sérgio Curvelo Garcia, investigador coordenador aposentado e o Júri do Concurso, presidido por António Ventura.
A primeira edição deste concurso, promovido conjuntamente pela Associação de Municípios Portugueses do Vinho (AMPV) e a Associação das Rotas dos Vinhos de Portugal (ARVP) irá decorrer em Lagoa (Algarve), no Convento de São José, de 26 a 29 de novembro de 2020.
Os interessados têm até 16 de outubro para proceder à inscrição dos seus vinhos, que deverá ser feita no site do concurso, disponível aqui, onde também poderão consultar o regulamento para mais informações.
Diversificação de atividades económicasDurante muito tempo “rural” e “agrícola” foram sinónimos. No entanto, ao longo das últimas décadas as atividades agrícola e florestal foram perdendo peso na economia e no emprego nas zonas rurais, e essa associação deixou de ser evidente. |
Sistemas alimentares territoriais, cadeias curtas e mercados locaisA estrutura do sistema alimentar global é cada vez mais reconhecida como insustentável quer do ponto de vista ambiental, quer socioeconómico e político. Perante esta realidade, várias iniciativas destinadas a promover a adoção de sistemas alimentares alternativos vêm sendo realizadas. |
Floresta multifuncional e sustentabilidade territorialA floresta é um dos pilares do nosso património ambiental, económico e social. Para além da produção de madeira, que continua a ser vital para diversas fileiras industriais, a floresta oferece muitos outros recursos e serviços que têm um enorme potencial de valorização. |
Agricultura familiar e agroecologiaCada vez mais, os consumidores exigem alimentos seguros e de qualidade provenientes de uma agricultura sustentável e que tenha um menor impacto nos recursos naturais. Já os produtores ambicionam que o seu trabalho se traduza num rendimento justo, que lhes garanta qualidade de vida. |
O livro “Receitas e Sabores dos Territórios Rurais”, editado pela Federação Minha Terra, compila e ilustra 245 receitas da gastronomia local de 40 territórios rurais, do Entre Douro e Minho ao Algarve.
[ETAPA RACIONAL ER4WST V:MINHATERRA.PT.5]