Acerca da Minha Terra
Área de Associados

Ana Paula Xavier

2021-07-08

Iniciativa "Desenvolvimento Local em Portugal - Uma História Contada na Primeira Pessoa" - Testemunho da Presidente da Direção da Federação Minha Terra

Testemunho da Presidente da Direção da Federação Minha Terra e Coordenadora da ADRIMINHO

Em 1991, sob a égide de um programa europeu, foi criado um instrumento para a valorização e promoção dos territórios rurais com suporte em princípios inovadores e diferenciadores relativamente a toda e qualquer outra abordagem preconizada até então. 

O Programa de Iniciativa Comunitária LEADER - Ligações Entre Acções de Desenvolvimento da Economia Local – surgia assim como um formato de acção específica para os territórios rurais que, alicerçado em 7 pilares essenciais, permitia uma abordagem ascendente cujo foco se centrava nestas comunidades e seus recursos locais. Estes 7 pilares ou princípios – recordo: existência de Estratégias Locais de Desenvolvimento; concepção e implementação ascendente das Estratégias; construção e consolidação de parcerias locais entre entidades privadas e públicas, materializadas em GAL - Grupos de Acção Local; definição de acções integradas e multissectoriais; Inovação; Cooperação e ligações em rede – criavam, então, o retrato daquele que viria a ser um instrumento de sucesso na Europa e em Portugal, mobilizador das comunidades, potenciador da identidade e auto estima territorial; valorizador dos recursos endógenos e estímulo para a criação de emprego e fixação das populações.

Trinta anos volvidos, comemoramos em 2021, a implementação deste Programa que se revelou e revela como um alicerce na definição das políticas de Desenvolvimento Local, promovendo a coesão regional, a valorização e visibilidade dos territórios, o estímulo para o surgimento e implementação de milhares de projectos, públicos e privados, que criaram e criam diferença nos territórios em todas as suas dimensões: patrimonial, social, ambiental e económica, gerando empregos e contribuindo efectivamente para a qualidade de vida e bem-estar das populações. E, é imbuída com este sentido e significado que, para comemoração e celebração deste ano jubilar e em nome da MINHA TERRA – Federação Portuguesa de Associações de Desenvolvimento Local que presido, formalizo o lançamento do projeto “Desenvolvimento Local em Portugal – Uma História contada na 1ª. Pessoa”.

A partir de uma ideia sonhada há mais de uma década por Maria do Rosário Serafim e Ana Souto, este projeto materializa-se sob a proposta desta última à Federação Minha Terra que observou neste formato, um espaço de construção conjunto desta narrativa e a partir dos seus principais intervenientes.

Com suporte no registo de opiniões e vivências, partilha de ideias e recordações dos agentes e atores deste Movimento ao longo das últimas três décadas, é possível a criação de um documento de memória que permita e, para além de reunir um manancial de informação, uma efetiva reflexão sobre o caminho percorrido até ao presente mas, igualmente, focar no futuro e na definição de um pensamento renovado para futuras intervenções e abordagens.

Esta visão muito pessoal e que, por vezes, até se torna emotiva quando recordamos todos aqueles que contribuíram com os seus projetos de vida para a causa do Desenvolvimento e entretanto já partiram, permitirá registar e transmitir olhares e sentires, ideias, ideais e posições sobre projetos, territórios e políticas, realçando tudo o que foi concretizado até agora e o tanto ainda a fazer pelos territórios e comunidades, permitindo-nos também compreender e retirar ilações dos erros e sucessos e refletir novas soluções num mundo permanentemente em mudança mas em que os princípios pelos quais nos regemos – a defesa dos territórios rurais e o valor da especificidade e qualidade dos seus ativos – permanecem firmes!

Contamos com todos vós para criarmos este projeto conjunto e escrevermos a nossa História!

Contamos com todos vós para continuarmos a fazer diferença nos territórios e construirmos o futuro!

Ana Paula Xavier
Presidente da MINHA TERRA – Federação Portuguesa das Associações de Desenvolvimento Local

Terra Viva 2019

 

I14-TERRAXVIVA.JPG

A 3.ª edição do programa Terra Viva da Antena da TSF deu voz e ouvidos a 54 promotores e promotoras de projetos, beneficiários da Medida LEADER do PDR2020 através dos Grupos de Ação Local do Continente, entre os dias 3 de junho e 9 de julho de 2019.

54 Projetos LEADER 2014-2020

I2-54XPROJETOS.JPG

Repertório de projetos relevantes e replicáveis apoiados no âmbito da Medida 10 LEADER do Programa de Desenvolvimento Rural 2020 elaborado pela Federação Minha Terra.

Cooperação LEADER

Edição da Direção-Geral de Agricultura e Desenvolvimento Rural e Federação Minha Terra, publicada no âmbito do projeto “Territórios em Rede II”, com o apoio do Programa para a Rede Rural Nacional.





Newsletter

Agenda

Formação para responsáveis políticos "Autoridades locais e implementação do ODS 11"

2021-06-08 a 2021-09-20, Inscrições abertas

Projeto "Há Festa na Aldeia" está de regresso

2021-09-18, Ul, Oliveira de Azeméis

Dia Municipal para a Igualdade 2021

2021-10-17 a 2021-10-27, Várias iniciativas por todo o país

ELARD

 
I19-BOTXXOXFMTXPRESIDENCIA.JPG
 

A ELARD, constituída por redes nacionais de desenvolvimento rural, congrega Grupos de Ação Local gestores do LEADER/DLBC de 26 países europeus. A MINHA TERRA foi presidente da ELARD no biénio 2018-2019.

Projetos PDR2020 Apoiados

 
I20-PDRXPT2020XFEADER.JPG
 

Plano de Informação LEADER 2020

Rede LEADER 2020: Qualificar, Cooperar, Comunicar

LEADER DLBC em Portugal e na Europa

JER | Jovem Empresário Rural - Cultivar Ideias, Dinamizar o Espaço Rural

Agricultura Familiar: Conhecimento, Organização e Linhas Estratégicas

Receitas e Sabores dos Territórios Rurais

 

 I15-LIVROX7MG.JPG 

O livro “Receitas e Sabores dos Territórios Rurais”, editado pela Federação Minha Terra, compila e ilustra 245 receitas da gastronomia local de 40 territórios rurais, do Entre Douro e Minho ao Algarve.





SICLIK.COM.S8V2.MINHATERRA.PT.4