2015-09-09
Ente os dias 17 e 20 de Setembro realiza-se no Pavilhão Expoflávia, em Chaves, o evento participativo - Alto Tâmega Empreende 2015 - que pretende envolver a população do Alto Tâmega na construção de uma região mais dinâmica, evoluída e economicamente sustentável. Tendo como base as ferramentas de apoio ao desenvolvimento do território disponibilizadas pela estratégia Portugal 2020, e no âmbito do plano de empreendedorismo “Programa Alto Tâmega Empreende”, o evento une a Comunidade Intermunicipal do Alto Tâmega, a ADRAT e o Município de Chaves.
Para o evento serão criados espaços e momentos que favoreçam a interação entre a comunidade local e as entidades com responsabilidades sobre as áreas temáticas passíveis de intervenção e os seus instrumentos de apoio, desde informações financeiras e microcréditos existentes, aos apoios e fundos comunitários, oportunidades de emprego, ideias de negócio e casos de sucesso.
A organização convida os interessados a uma participação ativa nos stands, workshops e sessões informativas, sugerindo como temas de debate: o Desenvolvimento Rural, o Empreendedorismo, o Turismo e o Empreendedorismo Social; e dando como mote para as Sessões Informativas as questões: “Como internacionalizar a minha empresa?” ou “Como criar o próprio emprego?”.
Programa em anexo.
Documentos Anexos:
Diversificação de atividades económicasDurante muito tempo “rural” e “agrícola” foram sinónimos. No entanto, ao longo das últimas décadas as atividades agrícola e florestal foram perdendo peso na economia e no emprego nas zonas rurais, e essa associação deixou de ser evidente. |
Sistemas alimentares territoriais, cadeias curtas e mercados locaisA estrutura do sistema alimentar global é cada vez mais reconhecida como insustentável quer do ponto de vista ambiental, quer socioeconómico e político. Perante esta realidade, várias iniciativas destinadas a promover a adoção de sistemas alimentares alternativos vêm sendo realizadas. |
Floresta multifuncional e sustentabilidade territorialA floresta é um dos pilares do nosso património ambiental, económico e social. Para além da produção de madeira, que continua a ser vital para diversas fileiras industriais, a floresta oferece muitos outros recursos e serviços que têm um enorme potencial de valorização. |
Agricultura familiar e agroecologiaCada vez mais, os consumidores exigem alimentos seguros e de qualidade provenientes de uma agricultura sustentável e que tenha um menor impacto nos recursos naturais. Já os produtores ambicionam que o seu trabalho se traduza num rendimento justo, que lhes garanta qualidade de vida. |
O livro “Receitas e Sabores dos Territórios Rurais”, editado pela Federação Minha Terra, compila e ilustra 245 receitas da gastronomia local de 40 territórios rurais, do Entre Douro e Minho ao Algarve.
[ETAPA RACIONAL ER4WST V:MINHATERRA.PT.5]