Acerca da Minha Terra
Área de Associados

Alterados os requisitos para a adesão ao Estatuto da Agricultura Familiar

2021-10-15

O Decreto-Lei n.º 81/2021, publicado em Diário da República no passado dia 11 de outubro, inseriu algumas alterações aos critérios de adesão ao Estatuto da Agricultura Familiar, relacionados com os apoios recebidos e o rendimento dos agricultores, inserindo também a obrigatoriedade de inscrição dos candidatos no sistema de informação parcelar de prédios rústicos ou mistos. 

De acordo com o diploma,  o Estatuto da Agricultura Familiar passa a estar exclusivamente dirigido a pessoas singulares, titulares de exploração agrícola familiar. Os candidatos não podem ter beneficiado de um montante de apoio, no âmbito da Política Agrícola Comum, superior a 5.000 euros, decorrente das ajudas do Regime de Pagamento Base e do Regime da Pequena Agricultura e o rendimento da atividade agrícola deve representar no mínimo 20 % do total do rendimento coletável. Este último requisito poderá resultar na impossibilidade de renovação do Estatuto por parte de muitos dos atuais detentores, dadas as caraterísticas da generalidade destes agricultores. 

Visando tornar o processo mais ágil e menos burocrático passará a ser obrigatória a inscrição, por parte dos candidatos, no sistema de identificação parcelar de prédios rústicos ou mistos, apostando-se na interoperabilidade dos sistemas de informação do Ministério da Agricultura. 

As alterações entrarão em vigor a 12 de novembro. 

Consulte o Decreto-Lei e a nota de imprensa do Ministério da Agricultura em anexo.

Terra Viva 2019

 

I14-TERRAXVIVA.JPG

A 3.ª edição do programa Terra Viva da Antena da TSF deu voz e ouvidos a 54 promotores e promotoras de projetos, beneficiários da Medida LEADER do PDR2020 através dos Grupos de Ação Local do Continente, entre os dias 3 de junho e 9 de julho de 2019.

54 Projetos LEADER 2014-2020

I2-54XPROJETOS.JPG

Repertório de projetos relevantes e replicáveis apoiados no âmbito da Medida 10 LEADER do Programa de Desenvolvimento Rural 2020 elaborado pela Federação Minha Terra.

Cooperação LEADER

Edição da Direção-Geral de Agricultura e Desenvolvimento Rural e Federação Minha Terra, publicada no âmbito do projeto “Territórios em Rede II”, com o apoio do Programa para a Rede Rural Nacional.





Newsletter

ELARD

 
I19-BOTXXOXFMTXPRESIDENCIA.JPG
 

A ELARD, constituída por redes nacionais de desenvolvimento rural, congrega Grupos de Ação Local gestores do LEADER/DLBC de 26 países europeus. A MINHA TERRA foi presidente da ELARD no biénio 2018-2019.

Projetos PDR2020 Apoiados

 
I20-PDRXPT2020XFEADER.JPG
 

Plano de Informação LEADER 2020

Rede LEADER 2020: Qualificar, Cooperar, Comunicar

LEADER DLBC em Portugal e na Europa

JER | Jovem Empresário Rural - Cultivar Ideias, Dinamizar o Espaço Rural

Agricultura Familiar: Conhecimento, Organização e Linhas Estratégicas

Receitas e Sabores dos Territórios Rurais

 

 I15-LIVROX7MG.JPG 

O livro “Receitas e Sabores dos Territórios Rurais”, editado pela Federação Minha Terra, compila e ilustra 245 receitas da gastronomia local de 40 territórios rurais, do Entre Douro e Minho ao Algarve.





SICLIK.COM.S8V2.MINHATERRA.PT.4