Aldeia de Boassas sob todos os ângulos

2016-11-08

I12856-IMAGEM3.JPG

Uma exposição de fotografia e uma caminhada são as próximas propostas culturais da Associação Por Boassas destinadas a mostrar a Aldeia de Boassas sob todos os ângulos. Não só vai estar patente até 6 de fevereiro 2017 a primeira exposição dos trabalhos relativos ao IV Concurso Internacional de Fotografia, no edifício da antiga escola primária de Boassas, como também vai ter lugar no dia 12 de novembro a I Caminhada “Por Boassas”.

O IV Concurso Internacional de Fotografia de Boassas, que decorreu em julho deste ano, tinha como tema “Boassas. O quotidiano, o património natural e a biodiversidade” e queria sensibilizar as pessoas para “a importância da paisagem humana, dos usos e costumes, da cultura dos mais velhos e dos seus saberes, bem como para a valorização e preservação da paisagem, da envolvente natural da aldeia e da sua biodiversidade de forma a contribuir para o aumento do turismo de natureza, gerando oportunidades de emprego e rentabilidade, ajudando a fixar população jovem e perspetivando assim um futuro mais sustentável para os seus habitantes”.

À beira do rio Bestança, com vista sobre o Douro, ergue-se Boassas, sita na freguesia de Oliveira do Douro, no concelho de Cinfães. Boassas é uma aldeia com história e é uma das primeiras “Aldeias de Portugal”, classificada em 2005 pela Associação de Turismo de Aldeia (ATA), através da Dolmen – Desenvolvimento Local e Regional. A história e a natureza desta povoação milenar oferecem todas as condições necessárias para uma agradável e enriquecedora caminhada de cerca de 10 km, com um grau de dificuldade médio, pontuada por pequenos percursos que alternam com visitas a pontos de interesse da aldeia.

Para mais informações, contatar: manuelcerveirapinto@hotmail.com


Terra Viva 2019


I14-TERRAXVIVA.JPG

A 3.ª edição do programa Terra Viva da Antena da TSF deu voz e ouvidos a 54 promotores e promotoras de projetos, beneficiários da Medida LEADER do PDR2020 através dos Grupos de Ação Local do Continente, entre os dias 3 de junho e 9 de julho de 2019.

ELARD

 

I19-BOTXXOXFMTXPRESIDENCIA.JPG

 

A ELARD, constituída por redes nacionais de desenvolvimento rural, congrega Grupos de Ação Local gestores do LEADER/DLBC de 26 países europeus. A MINHA TERRA foi presidente da ELARD no biénio 2018-2019.

54 Projetos LEADER 2014-2020

 
I2-54XPROJETOS.JPG

Repertório de projetos relevantes e replicáveis apoiados no âmbito da Medida 10 LEADER do Programa de Desenvolvimento Rural 2020 elaborado pela Federação Minha Terra.

Cooperação LEADER


Edição da Direção-Geral de Agricultura e Desenvolvimento Rural e Federação Minha Terra, publicada no âmbito do projeto “Territórios em Rede II”, com o apoio do Programa para a Rede Rural Nacional.






Agenda

Workshop “Novas oportunidades na cultura do medronheiro – da produção ao consumo”

2023-02-17, Escola Profissional Cândido Guerreiro, Alte (Loulé)

26.º Seminário Europeu sobre Extensão Educativa

2023-07-10 a 2023-07-13, Toulouse, França

Receitas e Sabores dos Territórios Rurais

 

 I15-LIVROX7MG.JPG 

O livro “Receitas e Sabores dos Territórios Rurais”, editado pela Federação Minha Terra, compila e ilustra 245 receitas da gastronomia local de 40 territórios rurais, do Entre Douro e Minho ao Algarve.





[ETAPA RACIONAL ER4WST V:MINHATERRA.PT.5]