2019-11-22
A ADRAT – Associação de Desenvolvimento da Região do Alto Tâmega vai promover no próximo dia 28 de novembro, nas suas instalações em Outeiro Seco (Chaves), um encontro temático de reflexão dedicado ao ambiente e serviços de ecossistemas, com especial enfoque nas alterações climáticas e seus efeitos.
A ADRAT informa que o encontro se focará em particular nas alterações climáticas e suas consequências na agricultura e na Região do Alto Tâmega. As incertezas e os desafios que as alterações climáticas colocam ao setor agroflorestal são múltiplos, obrigando a refletir sobre as suas consequências ambientais, sociais e económicas e sobre estratégias ativas de resistência e adaptação. Neste domínio, tal como em outros, os desafios jogam-se em diferentes escalas, da planetária à local, e exigem respostas tanto ao nível dos acordos internacionais como de adaptação da pequena agricultura familiar. Há urgência na compreensão dos fenómenos e na reação: a mudança climática não é algo que vai acontecer no futuro, mas um processo que já está em curso.
Um painel de convidados apresentará diversas perspetivas neste domínio, pretendendo contextualizar as alterações climáticas no Alto Tâmega e desafiar os agentes locais desta região para uma atuação proactiva.
Consulte o programa em anexo.
Documentos Anexos:
O livro “Receitas e Sabores dos Territórios Rurais”, editado pela Federação Minha Terra, compila e ilustra 245 receitas da gastronomia local de 40 territórios rurais, do Entre Douro e Minho ao Algarve.
[ETAPA RACIONAL ER4WST V:MINHATERRA.PT.5]