ADL vai coordenar parcerias CLDS em Alcácer, Grândola e Santiago

2019-06-18

A ADL - Associação de Desenvolvimento do Litoral Alentejano vai ser a entidade responsável pela coordenação da 4.ª Geração de parcerias CLDS (Contratos Locais de Desenvolvimento Social) nos concelhos de Alcácer do Sal, Grândola e Santiago do Cacém. Os Contratos Locais de Desenvolvimento Social  têm como objetivo a promoção da inclusão social dos cidadãos, de forma multisectorial e integrada, através de ações executadas em parceria, com vista ao combate da pobreza persistente e da exclusão social em territórios deprimidos.

A convite dos Municípios, a ADL será a Entidade Coordenadora Local da Parceria dos Contratos Locais de Desenvolvimento Social de 4ª Geração (CLDS 4-G) dos concelhos de Alcácer do Sal e Grândola, com ações prioritárias nos Eixos 2 - Intervenção Familiar e Parental preventiva da Pobreza Infantil, junto de famílias, crianças e jovens e no Eixo 3 - Promoção do envelhecimento ativo e apoio à população idosa. 

Em Santiago do Cacém a ADL será também entidade coordenadora, já que foi eleita pelo Conselho Local de Ação Social. Neste concelho o desenvolvimento do projeto terá intervenção no Eixo 3, de acordo com o perfil do território. A ADL já tinha coordenado o CLDS 3-G - projeto LOCALidades - em Santiago do Cacém, entre novembro de 2015 e dezembro de 2018, superando o indicador de  resultado contratualizado, com 132% ao nível da sua execução, que passou pelo desenvolvimento de ações nos Eixos de Emprego, Formação e Qualificação, Intervenção Familiar e Parental preventiva da Pobreza Infantil e Capacitação da Comunidade e das Instituições."


Terra Viva 2019


I14-TERRAXVIVA.JPG

A 3.ª edição do programa Terra Viva da Antena da TSF deu voz e ouvidos a 54 promotores e promotoras de projetos, beneficiários da Medida LEADER do PDR2020 através dos Grupos de Ação Local do Continente, entre os dias 3 de junho e 9 de julho de 2019.

ELARD

 

I19-BOTXXOXFMTXPRESIDENCIA.JPG

 

A ELARD, constituída por redes nacionais de desenvolvimento rural, congrega Grupos de Ação Local gestores do LEADER/DLBC de 26 países europeus. A MINHA TERRA foi presidente da ELARD no biénio 2018-2019.

54 Projetos LEADER 2014-2020

 
I2-54XPROJETOS.JPG

Repertório de projetos relevantes e replicáveis apoiados no âmbito da Medida 10 LEADER do Programa de Desenvolvimento Rural 2020 elaborado pela Federação Minha Terra.

Cooperação LEADER


Edição da Direção-Geral de Agricultura e Desenvolvimento Rural e Federação Minha Terra, publicada no âmbito do projeto “Territórios em Rede II”, com o apoio do Programa para a Rede Rural Nacional.






Agenda

Workshop “Novas oportunidades na cultura do medronheiro – da produção ao consumo”

2023-02-17, Escola Profissional Cândido Guerreiro, Alte (Loulé)

26.º Seminário Europeu sobre Extensão Educativa

2023-07-10 a 2023-07-13, Toulouse, França

Receitas e Sabores dos Territórios Rurais

 

 I15-LIVROX7MG.JPG 

O livro “Receitas e Sabores dos Territórios Rurais”, editado pela Federação Minha Terra, compila e ilustra 245 receitas da gastronomia local de 40 territórios rurais, do Entre Douro e Minho ao Algarve.





[ETAPA RACIONAL ER4WST V:MINHATERRA.PT.5]