ADL com novo projeto de formação aprovado

2012-09-17

2012

A associação irá continuar a corresponder gratuitamente às necessidades de formação das pessoas e das instituições do Litoral Alentejano até dezembro de 2013. Inscrições abertas.

O novo projeto de formação modular certificada, aprovado pelo POPH - Programa Operacional Potencial Humano - contempla ações de formação nas seguintes áreas:

- Serviços a Crianças e Jovens

- Trabalho Social e Orientação (geriatria e animação sócio-cultural)

- Comércio

- Ciências Informáticas

- Secretariado e Trabalho Administrativo

- Gestão e Administração

- Hotelaria e Restauração

- Turismo e Lazer

As novas ações foram já iniciadas com destaque para a realização de 8 UFCD - Unidades de Formação de Curta Duração ministradas em diversas escolas da região.

A parceria com o IEFP, as juntas de freguesia, IPSS e outras entidades permitem a identificação das necessidades e as respostas adequadas às necessidades de formação da população.

Para mais informações e inscrições contactar a ADL - Associação de Desenvolvimento do Litoral Alentejano | Tel. 269 827 233 | E-mail: adl.alentejano@mail.telepac.pt


Diversificação de atividades económicas

 

Durante muito tempo “rural” e “agrícola” foram sinónimos. No entanto, ao longo das últimas décadas as atividades agrícola e florestal foram perdendo peso na economia e no emprego nas zonas rurais, e essa associação deixou de ser evidente. 

Sistemas alimentares territoriais, cadeias curtas e mercados locais

A estrutura do sistema alimentar global é cada vez mais reconhecida como insustentável quer do ponto de vista ambiental, quer socioeconómico e político. Perante esta realidade, várias iniciativas destinadas a promover a adoção de sistemas alimentares alternativos vêm sendo realizadas.

Floresta multifuncional e sustentabilidade territorial

A floresta é um dos pilares do nosso património ambiental, económico e social. Para além da produção de madeira, que continua a ser vital para diversas fileiras industriais, a floresta oferece muitos outros recursos e serviços que têm um enorme potencial de valorização. 

Agricultura familiar e agroecologia

Cada vez mais, os consumidores exigem alimentos seguros e de qualidade provenientes de uma agricultura sustentável e que tenha um menor impacto nos recursos naturais. Já os produtores ambicionam que o seu trabalho se traduza num rendimento justo, que lhes garanta qualidade de vida. 





[ETAPA RACIONAL ER4WST V:MINHATERRA.PT.5]