ADIRN promoveu "Oficinas da Terra" em Riachos

2021-05-11

A ADIRN - Associação para o Desenvolvimento Integrado do Ribatejo Norte, em conjunto com a Câmara Municipal de Torres Novas e agentes locais do concelho realizou, nos passados dias 7 e 8 de maio, a iniciativa "Oficinas da Terra", na freguesia de Riachos, no âmbito dos eventos "Da Serra ao Rio", a decorrer nos meses de maio e junho.

A primeira iniciativa visou o debate sobre a agricultura como setor de desenvolvimento da região e a promoção de produtos de turismo rural, cultural, gastronómico e vinhos.

No dia 7 de manhã teve lugar a "Oficina de Agricultura e Desenvolvimento Rural", no Auditório do Museu Agrícola de Riachos, com a discussão de diversas temáticas, nomeadamente associadas às práticas agrícolas tradicionais, à alimentação saudável, às caraterísticas e importância do rural e às tradições e à cultura como produtos turísticos. Participou nesta sessão Ana Paula Xavier, Presidente da Direção da Federação Minha Terra, que destacou a importância das associações de desenvolvimento local para o território pela a proximidade e conhecimento dos problemas dos territórios e que defendeu que é importante apostar numa estratégia de desenvolvimento com base numa parceria local, na comunidade local e na área de intervenção. O dia terminou com um jantar tradicional e animação musical.

I13706-DEBATE.JPG

No segundo dia do evento, durante o período da manhã, decorreram mais três oficinas: Oficina de Forno a Lenha, Oficina de Alimentação Saudável e  Oficina de Harmonização de Vinhos, às quais se seguiu um almoço e visitas à Adega do Zé da Leonor, à Quinta de São João Batista e à Reserva Natural do Paul do Boquilobo.

I13706-PAO.JPG

O próximo evento "Da Serra ao Rio" decorre entre 21 e 23 de maio, com a designação "Oficinas da Natureza" e terá lugar no Museu Agrícola de Riachos, na Biblioteca Municipal de Torres Novas e na Reserva Natural do Paul do Boquilobo. 

I13706-BOQUILOBO.JPG


Terra Viva 2019


I14-TERRAXVIVA.JPG

A 3.ª edição do programa Terra Viva da Antena da TSF deu voz e ouvidos a 54 promotores e promotoras de projetos, beneficiários da Medida LEADER do PDR2020 através dos Grupos de Ação Local do Continente, entre os dias 3 de junho e 9 de julho de 2019.

ELARD

 

I19-BOTXXOXFMTXPRESIDENCIA.JPG

 

A ELARD, constituída por redes nacionais de desenvolvimento rural, congrega Grupos de Ação Local gestores do LEADER/DLBC de 26 países europeus. A MINHA TERRA foi presidente da ELARD no biénio 2018-2019.

54 Projetos LEADER 2014-2020

 
I2-54XPROJETOS.JPG

Repertório de projetos relevantes e replicáveis apoiados no âmbito da Medida 10 LEADER do Programa de Desenvolvimento Rural 2020 elaborado pela Federação Minha Terra.

Cooperação LEADER


Edição da Direção-Geral de Agricultura e Desenvolvimento Rural e Federação Minha Terra, publicada no âmbito do projeto “Territórios em Rede II”, com o apoio do Programa para a Rede Rural Nacional.






Agenda

Sessões de esclarecimento online sobre os avisos do PDR2020

2022-01-17 a 2022-02-21, Online, Segunda e quintas-feiras

Curso Online "Avaliação e assessoria às explorações pecuárias para adaptação às alterações climáticas”

2022-01-24 a 2022-03-11, Curso online.

Inscrições até 15 de janeiro.
3.º Workshop Regional do Projeto Smart Rural 21

2022-01-27, Ostana (Itália) / Online

Circuito Inter Trail Terras da Chanfana

2022-01-30, Serra da Lousã

Receitas e Sabores dos Territórios Rurais

 

 I15-LIVROX7MG.JPG 

O livro “Receitas e Sabores dos Territórios Rurais”, editado pela Federação Minha Terra, compila e ilustra 245 receitas da gastronomia local de 40 territórios rurais, do Entre Douro e Minho ao Algarve.





[ETAPA RACIONAL ER4WST V:MINHATERRA.PT.5]