2021-04-29
A ADIRN - Associação para o Desenvolvimento Integrado do Ribatejo Norte, em conjunto com a Câmara Municipal de Torres Novas e parceiros locais do concelho, organizará três oficinas temáticas no âmbito da dinamização dos eventos “Da Serra ao Rio”.
A associação informa que o arranque deste evento dá-se com a “Oficina da Terra” nos dias 7 e 8 de maio, que decorrerá na freguesia de Riachos e terá como objectivo conduzir a uma promoção de produtos de Turismo Rural, Cultural, Gastronómico e Vinhos. A inauguração do evento inicia-se com a Oficina de Agricultura e Desenvolvimento Rural, no Auditório do Museu Agrícola de Riachos, com a discussão de diversas temáticas, nomeadamente associadas às práticas agrícolas tradicionais, alimentação saudável, o rural, tradições e cultura como Produto Turístico, entre outros, seguindo-se um jantar tradicional com Fados. No segundo dia do evento durante o período da manhã poderá participar na Oficina de Forno a Lenha, na Oficina de Alimentação Saudável ou ainda na Oficina de Harmonização de Vinhos. Segue-se o almoço e em seguida a visita à Adega do Zé da Leonor e da Quinta de São João Batista, encerrando com a visita à Reserva da Biosfera- Reserva Natural do Paul do Boquilobo.
Seguem-se a "Oficina da Natureza", que decorrerá a 21 e 23 de maio e a "Oficina da Tradição e da Modernidade" no fim-de-semana de 18, 19 e 20 de junho.
Diversificação de atividades económicasDurante muito tempo “rural” e “agrícola” foram sinónimos. No entanto, ao longo das últimas décadas as atividades agrícola e florestal foram perdendo peso na economia e no emprego nas zonas rurais, e essa associação deixou de ser evidente. |
Sistemas alimentares territoriais, cadeias curtas e mercados locaisA estrutura do sistema alimentar global é cada vez mais reconhecida como insustentável quer do ponto de vista ambiental, quer socioeconómico e político. Perante esta realidade, várias iniciativas destinadas a promover a adoção de sistemas alimentares alternativos vêm sendo realizadas. |
Floresta multifuncional e sustentabilidade territorialA floresta é um dos pilares do nosso património ambiental, económico e social. Para além da produção de madeira, que continua a ser vital para diversas fileiras industriais, a floresta oferece muitos outros recursos e serviços que têm um enorme potencial de valorização. |
Agricultura familiar e agroecologiaCada vez mais, os consumidores exigem alimentos seguros e de qualidade provenientes de uma agricultura sustentável e que tenha um menor impacto nos recursos naturais. Já os produtores ambicionam que o seu trabalho se traduza num rendimento justo, que lhes garanta qualidade de vida. |
O livro “Receitas e Sabores dos Territórios Rurais”, editado pela Federação Minha Terra, compila e ilustra 245 receitas da gastronomia local de 40 territórios rurais, do Entre Douro e Minho ao Algarve.
[ETAPA RACIONAL ER4WST V:MINHATERRA.PT.5]