Acerca da Minha Terra
Área de Associados

ADIRN comemora 30 anos

2021-09-08

A ADIRN - Associação de Desenvolvimento Integrado do Ribatejo Norte celebrou, no passado dia 3 de setembro, trinta anos de existência com um jantar comemorativo entre os representantes das entidades associadas e colaboradores.

I13798-ADIRNX-X30XANOSXX4X.JPG

Criada a 3 de setembro de 1991, a ADIRN, associação de direito privado, sem fins lucrativos, nasceu do resultado do PDAR – Plano de Desenvolvimento Agrário Regional, que no seu relatório final sugeria que a comissão de acompanhamento se constituísse em ADL para gestão de uma iniciativa comunitária designada LEADER com o objetivo de promoção, dinamização e cooperação para o desenvolvimento do Ribatejo Norte, assumindo a partir desta data a dinamização de um território com 1.400 Km2, constituído por seis municípios com mais de 150.000 habitantes. De imediato se procedeu à candidatura para ser reconhecida como GAL para ser entidade Gestora do LEADER nos 6 concelhos do Ribatejo Norte. Foi uma das 20 entidades a nível nacional credenciadas para esta fase.

Identificadas as potencialidades e carências dos seis municípios pela equipa técnica polivalente, por autarcas e por agentes privados associados, desenvolveram-se parcerias e soube tirar-se partido das medidas disponíveis em Programas Comunitários. Pela primeira vez neste território se conseguia uma parceira onde existia equilíbrio publico e privado, um espaço onde os municípios podiam articular a sua intervenção. Esta metodologia inovadora desde há 30 anos, acabou por se afirmar e hoje é apropriada pela maioria dos programas e instituições. Destaca-se o caráter pioneiro da ADIRN que conjuntamente com as outras 19 ADL deram um forte contributo para o desenvolvimento do mundo rural, utilizando a ferramenta LEADER e procurando complementar com outros apoios públicos, procurando sempre maximizar a dinâmica de base local.

E os investimentos multiplicaram-se debaixo de uma estratégia local com reflexo regional, onde cada município, ao procurar valorizar o seu território, sempre soube ser solidário com todos os outros a bem da coesão e dinamização do Ribatejo Norte. 30 anos depois continua a apresentar como objetivo principal a promoção, apoio e realização de um aproveitamento mais racional das potencialidades endógenas dos concelhos que integram a sua área de actuação, por sua iniciativa ou em colaboração com organismos ou serviços oficiais ou privados, nacionais, estrangeiros ou internacionais, tendo em vista o desenvolvimento rural e a melhoria de vida das populações.

Terra Viva 2019

 

I14-TERRAXVIVA.JPG

A 3.ª edição do programa Terra Viva da Antena da TSF deu voz e ouvidos a 54 promotores e promotoras de projetos, beneficiários da Medida LEADER do PDR2020 através dos Grupos de Ação Local do Continente, entre os dias 3 de junho e 9 de julho de 2019.

54 Projetos LEADER 2014-2020

I2-54XPROJETOS.JPG

Repertório de projetos relevantes e replicáveis apoiados no âmbito da Medida 10 LEADER do Programa de Desenvolvimento Rural 2020 elaborado pela Federação Minha Terra.

Cooperação LEADER

Edição da Direção-Geral de Agricultura e Desenvolvimento Rural e Federação Minha Terra, publicada no âmbito do projeto “Territórios em Rede II”, com o apoio do Programa para a Rede Rural Nacional.





Newsletter

ELARD

 
I19-BOTXXOXFMTXPRESIDENCIA.JPG
 

A ELARD, constituída por redes nacionais de desenvolvimento rural, congrega Grupos de Ação Local gestores do LEADER/DLBC de 26 países europeus. A MINHA TERRA foi presidente da ELARD no biénio 2018-2019.

Projetos PDR2020 Apoiados

 
I20-PDRXPT2020XFEADER.JPG
 

Plano de Informação LEADER 2020

Rede LEADER 2020: Qualificar, Cooperar, Comunicar

LEADER DLBC em Portugal e na Europa

JER | Jovem Empresário Rural - Cultivar Ideias, Dinamizar o Espaço Rural

Agricultura Familiar: Conhecimento, Organização e Linhas Estratégicas

Receitas e Sabores dos Territórios Rurais

 

 I15-LIVROX7MG.JPG 

O livro “Receitas e Sabores dos Territórios Rurais”, editado pela Federação Minha Terra, compila e ilustra 245 receitas da gastronomia local de 40 territórios rurais, do Entre Douro e Minho ao Algarve.





SICLIK.COM.S8V2.MINHATERRA.PT.4