2015-05-15
O projeto de parceria “Rotas da Agricultura” surge com o objetivo de impulsionar a agricultura e o setor primário no território da região. Promover a organização e articulação das entidades da região, dinamizar o acesso dos agricultores aos apoios disponíveis no âmbito da PAC Pilar 1 (Pagamentos Diretos) e Pilar 2 (PDR 2020), e contribuir para a competitividade e sustentabilidade da agricultura e do setor primário na região, são os principais focos do projeto.
De forma a dinamizar o projeto, realizou-se a 7 de Maio, uma sessão de trabalho nas instalações da ADICES, onde foram definidas estratégias e metodologias de trabalho na área da agricultura, e onde se preparou a organização de informação que servirá de suporte no apoio ao atendimento aos agricultores, relativamente à abertura de Candidaturas, no âmbito do PDR 2020, respetivamente às ações "Pequenos Investimentos na Exploração Agrícola" e "Pequenos Investimentos na Transformação e Comercialização de Produtos Agrícolas".
A parceria é constituída pelas entidades: Municípios do território, CONFAGRI, ADS - Associação Agro-pecuária Vale de Besteiros, Cooperativa Terras de Besteiros, CALME - Cooperativa Agrícola A Lavoura de Mortágua, Cooperativa Agrícola de Carregal do Sal, Associação de Produtores Florestais do Planalto Beirão, ANCOSE - Associação Nacional de Criadores de Ovinos da Serra da Estrela, IEBA - Centro de Iniciativas Empresariais e Sociais e ADICES.
Para mais informações poderá contatar:
ADICES - Associação de Desenvolvimento Local
Tlf: 232 880 080| E-mail: adices@adices.pt
Diversificação de atividades económicasDurante muito tempo “rural” e “agrícola” foram sinónimos. No entanto, ao longo das últimas décadas as atividades agrícola e florestal foram perdendo peso na economia e no emprego nas zonas rurais, e essa associação deixou de ser evidente. |
Sistemas alimentares territoriais, cadeias curtas e mercados locaisA estrutura do sistema alimentar global é cada vez mais reconhecida como insustentável quer do ponto de vista ambiental, quer socioeconómico e político. Perante esta realidade, várias iniciativas destinadas a promover a adoção de sistemas alimentares alternativos vêm sendo realizadas. |
Floresta multifuncional e sustentabilidade territorialA floresta é um dos pilares do nosso património ambiental, económico e social. Para além da produção de madeira, que continua a ser vital para diversas fileiras industriais, a floresta oferece muitos outros recursos e serviços que têm um enorme potencial de valorização. |
Agricultura familiar e agroecologiaCada vez mais, os consumidores exigem alimentos seguros e de qualidade provenientes de uma agricultura sustentável e que tenha um menor impacto nos recursos naturais. Já os produtores ambicionam que o seu trabalho se traduza num rendimento justo, que lhes garanta qualidade de vida. |
O livro “Receitas e Sabores dos Territórios Rurais”, editado pela Federação Minha Terra, compila e ilustra 245 receitas da gastronomia local de 40 territórios rurais, do Entre Douro e Minho ao Algarve.
[ETAPA RACIONAL ER4WST V:MINHATERRA.PT.5]