Ader-Sousa no IX Festival do Pão-de-Ló

2018-03-09

Nos dias 24 e 25 de março, decorre a IX edição do Festival e Mostra Anual do Pão-de-Ló e Doces Tradicionais, no cenário românico do Mosteiro de Santa Maria de Pombeiro, em Felgueiras.

A Ader-Sousa vai participar nesta iniciativa já habitual no fim-de-semana que precede a Páscoa. O Mosteiro de Pombeiro, classificado Monumento Nacional, está integrado na Rota do Românico. A par das dezenas de expositores, da animação musical e da atividade ludicó-pedagógica, “Pasteleiro de um dia”, os visitantes do festival poderão increver-se para as visitas guiadas ao Mosteiro ou ainda integrar a oficina pedagógica "Um, dois, três, quatro... vamos construir um monumento em cada passo".

Consulte o Programa do Festival do Pão-de-Ló AQUI


Diversificação de atividades económicas

 

Durante muito tempo “rural” e “agrícola” foram sinónimos. No entanto, ao longo das últimas décadas as atividades agrícola e florestal foram perdendo peso na economia e no emprego nas zonas rurais, e essa associação deixou de ser evidente. 

Sistemas alimentares territoriais, cadeias curtas e mercados locais

A estrutura do sistema alimentar global é cada vez mais reconhecida como insustentável quer do ponto de vista ambiental, quer socioeconómico e político. Perante esta realidade, várias iniciativas destinadas a promover a adoção de sistemas alimentares alternativos vêm sendo realizadas.

Floresta multifuncional e sustentabilidade territorial

A floresta é um dos pilares do nosso património ambiental, económico e social. Para além da produção de madeira, que continua a ser vital para diversas fileiras industriais, a floresta oferece muitos outros recursos e serviços que têm um enorme potencial de valorização. 

Agricultura familiar e agroecologia

Cada vez mais, os consumidores exigem alimentos seguros e de qualidade provenientes de uma agricultura sustentável e que tenha um menor impacto nos recursos naturais. Já os produtores ambicionam que o seu trabalho se traduza num rendimento justo, que lhes garanta qualidade de vida. 





[ETAPA RACIONAL ER4WST V:MINHATERRA.PT.5]