ADER-SOUSA apoia registo de IGP para o Capão de Freamunde

2015-06-03

Foi publicado, a 28 de Maio de 2015, no jornal oficial da União Europeia, o Regulamento de Execução, relativo ao registo da Indicação Geográfica Protegida para o Capão de Freamunde. A ADER-SOUSA apoiou a Associação de Criadores de Capão de Freamunde no processo do pedido de registo. O Capão de Freamunde fica assim protegido, ao nível comunitário, contra qualquer utilização comercial ou outra prática suscetível de induzir o público em erro quanto à verdadeira origem.

A Indicação Geográfica Protegida (IGP) só pode ser utilizada por criadores explicitamente autorizados pela Associação de Criadores de Capão de Freamunde a quem cabe, legalmente, gerir a IGP registada. As explorações avícolas situadas na área geográfica de produção serão controladas pelo Organismo Privado de Controlo e Certificação (OPC), tendo já sido sensibilizados para o cumprimento das regras de produção cerca de 63 criadores de capão.

A ADER-SOUSA irá continuar a prestar apoio para que o Capão de Freamunde possa ser reconhecido internacionalmente como um produto de elevada tipicidade e qualidade, reconhecido pela sua história e pelas suas características morfológicas e sensoriais, dando notoriedade ao saber – fazer dos criadores locais.

 

Todos os anos a 13 de Dezembro, dia de Santa Luzia, realiza-se na freguesia de Freamunde, a Feira dos Capões, também conhecida como a feira dos galos capados. Esta feira foi oficialmente instituída por D. João V em 1719.


Terra Viva 2019


I14-TERRAXVIVA.JPG

A 3.ª edição do programa Terra Viva da Antena da TSF deu voz e ouvidos a 54 promotores e promotoras de projetos, beneficiários da Medida LEADER do PDR2020 através dos Grupos de Ação Local do Continente, entre os dias 3 de junho e 9 de julho de 2019.

ELARD

 

I19-BOTXXOXFMTXPRESIDENCIA.JPG

 

A ELARD, constituída por redes nacionais de desenvolvimento rural, congrega Grupos de Ação Local gestores do LEADER/DLBC de 26 países europeus. A MINHA TERRA foi presidente da ELARD no biénio 2018-2019.

54 Projetos LEADER 2014-2020

 
I2-54XPROJETOS.JPG

Repertório de projetos relevantes e replicáveis apoiados no âmbito da Medida 10 LEADER do Programa de Desenvolvimento Rural 2020 elaborado pela Federação Minha Terra.

Cooperação LEADER


Edição da Direção-Geral de Agricultura e Desenvolvimento Rural e Federação Minha Terra, publicada no âmbito do projeto “Territórios em Rede II”, com o apoio do Programa para a Rede Rural Nacional.






Agenda

Workshop “Novas oportunidades na cultura do medronheiro – da produção ao consumo”

2023-02-17, Escola Profissional Cândido Guerreiro, Alte (Loulé)

26.º Seminário Europeu sobre Extensão Educativa

2023-07-10 a 2023-07-13, Toulouse, França

Receitas e Sabores dos Territórios Rurais

 

 I15-LIVROX7MG.JPG 

O livro “Receitas e Sabores dos Territórios Rurais”, editado pela Federação Minha Terra, compila e ilustra 245 receitas da gastronomia local de 40 territórios rurais, do Entre Douro e Minho ao Algarve.





[ETAPA RACIONAL ER4WST V:MINHATERRA.PT.5]