AD ELO coopera com Cabo Verde na área das energias renováveis

2013-07-24

A associação instalou um kit-solar fotovoltaico de apoio à agricultura na ilha de Santo Antão.

 

O equipamento permitirá fornecer energia elétrica de fonte renovável (solar) a um sistema de bombagem de água que serve os agricultores e a população da região de Ribeirão, concelho de Ribeira Grande (ilha de Santo Antão).

A entidade parceira e beneficiária do projeto - «AMI-Ribeirão - Associação de Desenvolvimento Integrado da Comunidade de Ribeirão» - vê assim reduzida a fatura energética do sistema de gestão agrícola que desenvolve na região, concretizando um desejo de vários anos para o qual já tinha procurado apoios sem sucesso.

A ação resulta do cruzamento dos dois projetos de cooperação que a associação tem vindo a concretizar com o apoio do PRODER: «Territórios Rurais Sustentáveis» e «Cooperar em Português».

 

 

A grande adesão ao projeto, desde as primeiras ações de informação e sensibilização para o uso das energias renováveis promovidas pela AD ELO junto dos agricultores, empresários, associações e outras entidades locais, permitiu perceber a vontade que todos tinham em encontrar soluções que resolvessem o problema energético da ilha, que depende quase exclusivamente dos combustíveis fosseis para a produção de energia elétrica.

 

 

Não sendo possível enquadrar investimentos físicos em países terceiros no âmbito dos projetos de cooperação, a AD ELO encontrou os recursos técnicos e financeiros necessários à concretização desta ação junto dos seus associados e de empresas da sua zona de intervenção.

A instalação deste sistema fotovoltaico, que se encontra ao serviço da comunidade de Ribeirão desde o passado dia 19 de julho, é o primeiro passo de um projeto mais vasto que a AD ELO pretende concretizar no futuro, denominado «Kit-solar - Ajuda ao Desenvolvimento»: Energias renováveis aos serviços das comunidades locais».

O aumento da rentabilidade da agricultura e a melhoria da qualidade de vida das populações locais são objetivos a alcançar com o desenvolvimento em larga escala deste projeto iniciado pela AD ELO - Associação de Desenvolvimento Local da Bairrada e Mondego.


Terra Viva 2019


I14-TERRAXVIVA.JPG

A 3.ª edição do programa Terra Viva da Antena da TSF deu voz e ouvidos a 54 promotores e promotoras de projetos, beneficiários da Medida LEADER do PDR2020 através dos Grupos de Ação Local do Continente, entre os dias 3 de junho e 9 de julho de 2019.

ELARD

 

I19-BOTXXOXFMTXPRESIDENCIA.JPG

 

A ELARD, constituída por redes nacionais de desenvolvimento rural, congrega Grupos de Ação Local gestores do LEADER/DLBC de 26 países europeus. A MINHA TERRA foi presidente da ELARD no biénio 2018-2019.

54 Projetos LEADER 2014-2020

 
I2-54XPROJETOS.JPG

Repertório de projetos relevantes e replicáveis apoiados no âmbito da Medida 10 LEADER do Programa de Desenvolvimento Rural 2020 elaborado pela Federação Minha Terra.

Cooperação LEADER


Edição da Direção-Geral de Agricultura e Desenvolvimento Rural e Federação Minha Terra, publicada no âmbito do projeto “Territórios em Rede II”, com o apoio do Programa para a Rede Rural Nacional.






Agenda

Workshop “Novas oportunidades na cultura do medronheiro – da produção ao consumo”

2023-02-17, Escola Profissional Cândido Guerreiro, Alte (Loulé)

26.º Seminário Europeu sobre Extensão Educativa

2023-07-10 a 2023-07-13, Toulouse, França

Receitas e Sabores dos Territórios Rurais

 

 I15-LIVROX7MG.JPG 

O livro “Receitas e Sabores dos Territórios Rurais”, editado pela Federação Minha Terra, compila e ilustra 245 receitas da gastronomia local de 40 territórios rurais, do Entre Douro e Minho ao Algarve.





[ETAPA RACIONAL ER4WST V:MINHATERRA.PT.5]