2018-05-11
Em Vilarinho de São Roque, Albergaria a Velha, a festa acontece nos dias 9 e 10 de Junho. Este ano, os retratos da aldeia são o tema principal do Há Festa na Aldeia. Dá-se assim destaque àquilo que é proposta desta iniciativa de co-construção com a comunidade, município e associações.
Maria Emília Pereira da Silva, nasceu em 1924. Com a irmã Silvrandira (Ti Silva) dois anos mais velha, já correram mundo em vídeos, fotografias e entrevistas, porque são a personificação de Caeiro quando se é "do tamanho do que vejo e não do tamanho da minha altura". Nunca quiseram casar, "tinham mais que fazer", moram as duas juntas, unha e carne. São memória viva e fazem mais felizes todos os que têm a sorte de as conhecer.
Dão o coração mas não dão o braço a torcer à vida, ainda têm muito que ensinar por cá.
Saiba mais em Há Festa na Aldeia
*Fotografia de Jorge Bacelar, com direcção artística de Paulo Marcelo
O livro “Receitas e Sabores dos Territórios Rurais”, editado pela Federação Minha Terra, compila e ilustra 245 receitas da gastronomia local de 40 territórios rurais, do Entre Douro e Minho ao Algarve.
[ETAPA RACIONAL ER4WST V:MINHATERRA.PT.5]