A transformação dos sistemas alimentares no centro dos desafios globais

2021-01-29

A Federação Minha Terra participou no dia 26 de janeiro no seminário "Sistemas Alimentares Territoriais e Dietas Saudáveis: Caminhos para Transformações Globais" integrado na iniciativa "Intercâmbios com a Presidência Portuguesa do Conselho da União Europeia" e promovido pela FAO - Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura. O evento discutiu a importância de alterar os padrões de produção e consumo para a saúde humana e o futuro do planeta.

O seminário incluiu a identificação dos grandes desafios alimentares do planeta, as desigualdades no acesso aos alimentos, os padrões de consumo desequilibrados, os efeitos das práticas de produção alimentar nocivas nos ecossistemas e na biodiversidade e as respostas a nível das instituições, mas também a nível local e regional.

O evento discutiu a relevância de estratégias como a “Do Prado ao Prato” da União Europeia e da disseminação para outros pontos do planeta, a importância da cooperação e da adoção de abordagens territoriais multiatores, com o envolvimento das comunidades na identificação de problemas e na implementação de soluções, numa lógica “bottom-up”.

Foi ainda discutida a preparação da Cimeira das Nações Unidas sobre Sistemas Alimentares, que deverá decorrer este ano, designadamente a sua importância no quadro das metas dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030, nomeadamente os que visam a produção e consumo sustentáveis, a erradicação da fome, a redução das desigualdades e a ação climática.

Veja ou reveja o seminário aqui.

 






[ETAPA RACIONAL ER4WST V:MINHATERRA.PT.5]