3º Concurso LEADER LEADERSOR

2013-01-09

Os 36 projetos aprovados, totalizando 5.5 milhões de euros de investimento elegível, 3.2 milhões de euros de despesa pública, vão criar 36 postos de trabalho. Novo concurso abre a 18 de fevereiro.

 

Destes 36 projetos aprovados pela LEADERSOR - Associação para o Desenvolvimento Rural Integrado do Sôr, no âmbito do 3º Concurso LEADER (SP3 PRODER), 17 enquadram-se na Medida de apoio à Diversificação da economia e criação e emprego (3.1) e 19 na Medida de Melhoria da qualidade de vida (3.2).

Na 3.1, os 17 projetos aprovados totalizam 2.806.680,96 euros de investimento elegível, 1.542.762,87 euros de despesa pública.

Os 19 projetos da 3.2 somam 2.714.151,84 euros de investimento elegível, 1.742.659,47 euros de despesa pública.

Estes novos projetos preveem a criação de 36,5 postos de trabalho no território de intervenção da LEADERSOR: concelhos de Alter do Chão, Avis, Fronteira, Mora, Ponte de Sor e Gavião.

A partir de 18 de fevereiro de 2013, a LEADERSOR tem candidaturas abertas às ações:

- Criação e Desenvolvimento de Microempresas (3.1.2)

- Desenvolvimento de Actividades Turísticas e de Lazer (3.1.3)

- Conservação e Valorização do Património Rural (3.2.1)

- Serviços Básicos para a População Rural (3.2.2)

Mais informação no site da LEADERSOR - Associação para o Desenvolvimento Rural Integrado do Sôr


Diversificação de atividades económicas

 

Durante muito tempo “rural” e “agrícola” foram sinónimos. No entanto, ao longo das últimas décadas as atividades agrícola e florestal foram perdendo peso na economia e no emprego nas zonas rurais, e essa associação deixou de ser evidente. 

Sistemas alimentares territoriais, cadeias curtas e mercados locais

A estrutura do sistema alimentar global é cada vez mais reconhecida como insustentável quer do ponto de vista ambiental, quer socioeconómico e político. Perante esta realidade, várias iniciativas destinadas a promover a adoção de sistemas alimentares alternativos vêm sendo realizadas.

Floresta multifuncional e sustentabilidade territorial

A floresta é um dos pilares do nosso património ambiental, económico e social. Para além da produção de madeira, que continua a ser vital para diversas fileiras industriais, a floresta oferece muitos outros recursos e serviços que têm um enorme potencial de valorização. 

Agricultura familiar e agroecologia

Cada vez mais, os consumidores exigem alimentos seguros e de qualidade provenientes de uma agricultura sustentável e que tenha um menor impacto nos recursos naturais. Já os produtores ambicionam que o seu trabalho se traduza num rendimento justo, que lhes garanta qualidade de vida. 





[ETAPA RACIONAL ER4WST V:MINHATERRA.PT.5]