2026-01-21
A 21 janeiro de 1991 nascia a ADICES, então denominada Associação de Desenvolvimento de Iniciativas Culturais, Sociais e Económicas.
Esta Associação de Desenvolvimento Local nasceu representando vontades, promovendo interesses, colmatando necessidades numa lógica colaborativa e participativa visando, sempre, o desenvolvimento dos seus territórios de intervenção.
Do vasto território do Planalto Beirão, e sediada no concelho de Santa Comba Dão, a ADICES centrou, até 2007, a sua área de atuação preferencial nos territórios dos municípios de Carregal do Sal, Mortágua, Santa Comba Dão e Tondela.
Na génese da sua criação está o desejo de se constituir como instrumento de desenvolvimento local e regional tendo por base a promoção, o apoio, e divulgação de Iniciativas Culturais, Económicas e Sociais. Pensando em modelos de intervenção construídos com a comunidade e para a comunidade.
Nesse ano, começaram a ser trabalhadas pela equipa técnica da ADICES as freguesias serranas do município de Águeda, nomeadamente Agadão, Belazaima do Chão, Castanheira do Vouga, Macieira de Âlcoba, Macinhata do Vouga e Préstimo.
Em 2008 esta organização adotava a designação atual: ADICES – Associação de Desenvolvimento Local.
Em 2014 a totalidade do concelho de Águeda era incorporada na ADICES e os seus representantes admitidos nos seus órgãos sociais.
Iniciava-se então um novo ciclo na vida desta organização, abrangendo a totalidade de 5 municípios, 48 freguesias e 100.671 habitantes distribuídos por 1.186,54km2, dados dos censos de 2021.
Hoje, 35 anos passados, é importante referir o papel que as equipas dos órgãos sociais, dos dirigentes e das equipas técnicas desempenharam, e desempenham, para tornar possíveis as intervenções. Sem eles e sem o espírito de compromisso que sempre assumiram com o nosso território, nada disto seria possível. Os inúmeros projetos que foram apoiados demonstram que o desenvolvimento de projetos, com o objetivo de construir uma vida de bem-estar para as nossas comunidades, é possivel.
Consciente que o desenvolvimento local é um processo dinâmico assente num paradigma onde o desenvolvimento sustentável, a fixação das pessoas e o desenvolvimento comunitário são o mote da intervenção, a ADICES cedo pugnou por um desenvolvimento integrado e integrador.
Constituído e reconhecido o Grupo de Ação Local (GAL) subscrito pela parceria territorial para a implementação da Estratégia de Desenvolvimento Local (EDL) “ADICES COMPROMISSO 20|30 – Um Território a desenvolver com e para as Pessoas” no quadro do PEPAC 23.27 e perante um novo ciclo da política de coesão e desenvolvimento rural, em que perpassam novos desafios acentuados pelas implicações nos territórios, a ADICES reforçou a sua relação com o território levando a cabo um processo exigente de envolvimento dos agentes públicos, associativos e privados, com a finalidade de identificar dimensões-problema, desafios e necessidades de intervenção.
Os GAL representam parcerias territoriais com uma fortíssima relação com os diferentes atores locais numa lógica de capilaridade das relações que, desde há mais de 30 anos é um elemento característico do seu modelo de intervenção. Na lógica de parceria que os GAL sempre defenderam e vão continuar a defender, pois são atores privilegiados para fazer chegar as políticas públicas mesmo àqueles que não sabem que a elas têm direito.
Entidade responsável pela operacionalização da primeira iniciativa LEADER, a ADICES cedo potenciou a promoção de iniciativas sociais e o apoio a projetos económicos, apelando à consciência ambiental, à valorização patrimonial bem como à preservação/dinamização das tradições e à solidariedade ativa. Partindo sempre, da capacidade da comunidade ser ela a própria protagonista do processo.
Nestes 35 anos a ADICES aprovou e canalizou para o seu território mais de 28 milhões de euros de apoios públicos, com um investimento total superior a 45 milhões de euros.
Esta valorização territorial foi conseguida, maioritariamente, por intervenções de Conservação e Valorização do património, Investimento e modernização de unidades empresariais, Viabilização de espaços de promoção e comercialização de produtos locais, dinamização do movimento de associativismo local, qualificação dos serviços básicos e de proximidade (área social e educação) e Criação de unidades de Alojamento de Turismo em espaço rural.
Nestas operações implementadas ao longo do tempo no território, destacam-se diversos promotores e beneficiários entre os quais empresas de diversos sectores de atividade, Câmaras Municipais, Juntas de Freguesia, Associações culturais Recreativas e desportivas, Sociedades Filarmónicas, Cooperativas, Santa Casa da Misericórdia, IPSS’s, Fundações, Empresas privadas de diversos setores de atividade.
A ADICES destaca-se pela intervenção em diversos setores da sociedade pautando a sua atuação pela mobilização integral dos diferentes recursos da região para satisfação das necessidades das respetivas populações, tendo por base os princípios de intervenção do programa LEADER:
- Estratégias de Desenvolvimento Local por Zona
- Abordagem Ascendente na construção das estratégias
- Parcerias locais dos sectores públicos e privados
- Ações integradas multissectoriais
- Inovação
- Cooperação
- Ligação em Rede
Tudo isto com uma forte autonomia nos processos de decisão.
Consciente que o desenvolvimento local só se consegue atingir com a componente económica, cultural social e ambiental onde a participação dos diferentes atores locais é determinante no processo de mobilização de todos os recursos e potencialidades existentes nas respetivas comunidades.
Os desafios do futuro são enormes.
Um território consciente das suas potencialidades e desperto para as possibilidades que a cooperação interterritorial oferece, será mais capaz de lhes responder!
O reforço das parcerias locais será sempre o nosso foco, no esforço de implementação de uma estratégia em que todo o território se reveja.
Terra Viva 2019A 3.ª edição do programa Terra Viva da Antena da TSF deu voz e ouvidos a 54 promotores e promotoras de projetos, beneficiários da Medida LEADER do PDR2020 através dos Grupos de Ação Local do Continente, entre os dias 3 de junho e 9 de julho de 2019. |
ELARD
A ELARD, constituída por redes nacionais de desenvolvimento rural, congrega Grupos de Ação Local gestores do LEADER/DLBC de 26 países europeus. A MINHA TERRA foi presidente da ELARD no biénio 2018-2019. |
54 Projetos LEADER 2014-2020 Repertório de projetos relevantes e replicáveis apoiados no âmbito da Medida 10 LEADER do Programa de Desenvolvimento Rural 2020 elaborado pela Federação Minha Terra. |
Cooperação LEADEREdição da Direção-Geral de Agricultura e Desenvolvimento Rural e Federação Minha Terra, publicada no âmbito do projeto “Territórios em Rede II”, com o apoio do Programa para a Rede Rural Nacional. |
O livro “Receitas e Sabores dos Territórios Rurais”, editado pela Federação Minha Terra, compila e ilustra 245 receitas da gastronomia local de 40 territórios rurais, do Entre Douro e Minho ao Algarve.
[ETAPA RACIONAL ER4WST V:MINHATERRA.PT.5]