"Consolidar o Passado, Planear o Futuro”

2014-06-06

A mostra de projetos organizada pela ADREPES, dias 6 e 7 de junho, em Palmela, contou com cerca de 200 participantes, entre representantes de entidades públicas, associações, cooperativas e empresas.

A iniciativa, organizada pela ADREPES, em colaboração com a DRAP LVT e a RRN,  teve por principais objectivos dar a conhecer os projectos apoiados na Península de Setúbal, no período 2007-2014, pelo PRODER e PROMAR, e criar uma rede de empreendedores, que apresentaram os seus projectos, partilhando ideias, estabelecendo e elaborando estratégias futuras em prol do desenvolvimento da região.

I11925-I11921-MOSTRAXADREPES.JPG

A inauguração da mostra contou com a presença do Senhor Secretário de Estado do Mar, Manuel Pinto de Abreu, que reforçou a importância dos financiamentos ligados à economia do Mar e a capacidade dos territórios e dos seus agentes em investir e concretizar os seus negócios. O Presidente da Câmara Municipal de Palmela, Álvaro Amaro, saudou a iniciativa da ADREPES, demonstrativa do seu trabalho na região e do seu dinamismo para potenciar e apoiar projectos empreendedores.

O anfitrião da sessão de inauguração, Paulo Cipriano, Presidente da ADREPES fez uma retrospectiva do trabalho da associação e do empenho na preparação da Estratégia de Desenvolvimento Local para o próximo período de programação 2014-2020. Trabalhar em rede, definir estratégias comuns, de forma participada, partilhar experiências e envolver na programação os agentes ativos no território têm sido os principais objectivos da associação.

Durante a tarde do dia 6 de junho e a manhã do dia 7 tiveram lugar reuniões temáticas com os promotores dos projetos demonstrativo da dinâmica de um território com excelentes recursos e potencialidades para o desenvolvimento de actividades ligadas à agricultura, pescas, floresta, produtos agro-alimentares, turismo, património, serviços sociais e microempresas.

I11925-SESSXXOXABERTURAX2.JPG I11925-SESSXXOXABERTURA3.JPG 

 

Documentos Anexos:

Programa


Terra Viva 2019


I14-TERRAXVIVA.JPG

A 3.ª edição do programa Terra Viva da Antena da TSF deu voz e ouvidos a 54 promotores e promotoras de projetos, beneficiários da Medida LEADER do PDR2020 através dos Grupos de Ação Local do Continente, entre os dias 3 de junho e 9 de julho de 2019.

ELARD

 

I19-BOTXXOXFMTXPRESIDENCIA.JPG

 

A ELARD, constituída por redes nacionais de desenvolvimento rural, congrega Grupos de Ação Local gestores do LEADER/DLBC de 26 países europeus. A MINHA TERRA foi presidente da ELARD no biénio 2018-2019.

54 Projetos LEADER 2014-2020

 
I2-54XPROJETOS.JPG

Repertório de projetos relevantes e replicáveis apoiados no âmbito da Medida 10 LEADER do Programa de Desenvolvimento Rural 2020 elaborado pela Federação Minha Terra.

Cooperação LEADER


Edição da Direção-Geral de Agricultura e Desenvolvimento Rural e Federação Minha Terra, publicada no âmbito do projeto “Territórios em Rede II”, com o apoio do Programa para a Rede Rural Nacional.






Agenda

26.º Seminário Europeu sobre Extensão Educativa

2023-07-10 a 2023-07-13, Toulouse, França

Receitas e Sabores dos Territórios Rurais

 

 I15-LIVROX7MG.JPG 

O livro “Receitas e Sabores dos Territórios Rurais”, editado pela Federação Minha Terra, compila e ilustra 245 receitas da gastronomia local de 40 territórios rurais, do Entre Douro e Minho ao Algarve.





[ETAPA RACIONAL ER4WST V:MINHATERRA.PT.5]