2015-01-22
Workshop, enquadrado no projeto "Alentejo - Região Exportadora" – promovido por uma parceria alargada de entidades, entre as quais a Esdime – a decorrer esta sexta, 23 de janeiro, em Évora. Participação livre.
A iniciar às 10h, no EcorkHotel, contará com a presença de três especialistas convidados. (ver cartaz anexo)
Inscrições gratuitas, limitadas e obrigatórias para o email geral@flyalentejo.pt.
O projeto "Alentejo - Região Exportadora", cofinanciado pelo INALENTEJO, é promovido por uma parceria alargada que inclui a Esdime - Agência para o Desenvolvimento Local no Alentejo Sudoeste, o Município de Ferreira do Alentejo, a Agência Regional de Promoção Turística do Alentejo, a Turismo do Alentejo e Ribatejo, ERT, a Comissão Vitivinícola Regional do Alentejo, a Casa do Azeite e o NERBE/AEBAL.
Os objetivos deste projeto são promover a região de forma integrada, enquanto destino turístico e enquanto região produtora de referência em duas fileiras estratégicas: o vinho e o azeite. Esta visão alicerça-se no potencial de desenvolvimento da infraestrutura aeroportuária de Beja.
Documentos Anexos:
Diversificação de atividades económicasDurante muito tempo “rural” e “agrícola” foram sinónimos. No entanto, ao longo das últimas décadas as atividades agrícola e florestal foram perdendo peso na economia e no emprego nas zonas rurais, e essa associação deixou de ser evidente. |
Sistemas alimentares territoriais, cadeias curtas e mercados locaisA estrutura do sistema alimentar global é cada vez mais reconhecida como insustentável quer do ponto de vista ambiental, quer socioeconómico e político. Perante esta realidade, várias iniciativas destinadas a promover a adoção de sistemas alimentares alternativos vêm sendo realizadas. |
Floresta multifuncional e sustentabilidade territorialA floresta é um dos pilares do nosso património ambiental, económico e social. Para além da produção de madeira, que continua a ser vital para diversas fileiras industriais, a floresta oferece muitos outros recursos e serviços que têm um enorme potencial de valorização. |
Agricultura familiar e agroecologiaCada vez mais, os consumidores exigem alimentos seguros e de qualidade provenientes de uma agricultura sustentável e que tenha um menor impacto nos recursos naturais. Já os produtores ambicionam que o seu trabalho se traduza num rendimento justo, que lhes garanta qualidade de vida. |
O livro “Receitas e Sabores dos Territórios Rurais”, editado pela Federação Minha Terra, compila e ilustra 245 receitas da gastronomia local de 40 territórios rurais, do Entre Douro e Minho ao Algarve.
[ETAPA RACIONAL ER4WST V:MINHATERRA.PT.5]