30 anos de LEADER: Testemunho de Luís Capoulas Santos

2022-09-02

Iniciativa "Desenvolvimento Local em Portugal - Uma História Contada na Primeira Pessoa"

Luís Capoulas Santos, Ministério da Agricultura / Assembleia da República

Como antigo funcionário do Ministério da Agricultura, desde sempre comprometido com o desenvolvimento rural, tive o privilégio de participar no lançamento da abordagem LEADER em Portugal e de, mais tarde, como Secretário de Estado e Ministro, a oportunidade de tomar algumas decisões que a ampliaram e reforçaram.

Passadas três décadas o balanço é francamente positivo, pese embora todas as vicissitudes e acidentes de percurso que, aqui ou ali, possam ter ocorrido. Numa fase inicial, foi necessário combater a desconfiança da Administração em geral, peranteum a abordagem em que os principais atores deixavam de ser os técnicos do ministério em detrimento de agentes da sociedade civil. Foi uma etapa difícil, de adaptação e progressiva consolidação, mas bem sucedida, que permitiu, a partir de 1996, alargar o numero de GAL – Grupos de Ação Local e o aumento da abrangência territorial, estendendo o programa, pela primeira vez, às regiões autónomas.

A aparente reserva da Administração tinha alguma razão de ser, dada a pouca expressão da sociedade civil organizada, a ausência de experiência de trabalho em rede, bem como as suspeitas de aproveitamento de controlo politico local face a estas fragilidades. O Programa LEADER, porém, acabou por se impor progressivamente e tornou-se, tanto quanto é hoje possível percecionar, praticamente consensual quanto ao seu contributo relevante para o desenvolvimento local.

Os problemas do dia-a-dia foram, porém, muitos, para os principais agentes deste novo instrumento de desenvolvimento, em particular para o pequeno exército de jovens e motivados quadros técnicos qualificados que tiveram de confrontar-se com a precariedade e a instabilidade profissionais decorrentes da lentidão dos procedimentos burocráticos, dos estrangulamentos financeiros, particularmente nos períodos de transição dos quadros comunitários de apoio, cuja angústia partilhei tantas vezes com sentimento de impotência.

É, por isso, justo, saudar e reconhecer os esforços e sacrifícios de tantos empreendedores locais e de técnicos e dirigentes dos GAL aos quais o mundo rural e o país muito devem.

Não tenho acompanhado com muito detalhe o enquadramento do LEADER neste novo período de programação que está prestes a começar, mas as parcas informações de que disponho não deixam de me causar preocupação. Qualquer eventual redução de áreas de atuação ou do envelope financeiro provocarão sérias consequências negativas, desperdiçarão experiência longamente acumulada, porão em causa uma abordagem abrangente de desenvolvimento, para além de limitação de capacidades das ADL- Associações de Desenvolvimento Local e de redução dos seus quadros técnicos, invertendo, paradoxalmente, a orientação do governo de fixação de quadros nas regiões com maiores constrangimentos sócio económicos.

Faço votos para que a abordagem LEADER continue a desempenhar o papel positivo que lhe é reconhecido ao longo das ultimas três décadas, mas, sobretudo, pelo muito que há ainda a fazer em prol do desenvolvimento do mundo rural que continua a padecer de graves estrangulamentos estruturais que as atuais tristes circunstâncias históricas que vivemos agravam.

Estou certo de que o bom senso prevalecerá e que um novo e positivo ciclo se iniciará já a partir do próximo ano. A parte do país onde mergulham as nossas mais profundas raízes culturais precisa e agradece.


Terra Viva 2019


I14-TERRAXVIVA.JPG

A 3.ª edição do programa Terra Viva da Antena da TSF deu voz e ouvidos a 54 promotores e promotoras de projetos, beneficiários da Medida LEADER do PDR2020 através dos Grupos de Ação Local do Continente, entre os dias 3 de junho e 9 de julho de 2019.

ELARD

 

I19-BOTXXOXFMTXPRESIDENCIA.JPG

 

A ELARD, constituída por redes nacionais de desenvolvimento rural, congrega Grupos de Ação Local gestores do LEADER/DLBC de 26 países europeus. A MINHA TERRA foi presidente da ELARD no biénio 2018-2019.

54 Projetos LEADER 2014-2020

 
I2-54XPROJETOS.JPG

Repertório de projetos relevantes e replicáveis apoiados no âmbito da Medida 10 LEADER do Programa de Desenvolvimento Rural 2020 elaborado pela Federação Minha Terra.

Cooperação LEADER


Edição da Direção-Geral de Agricultura e Desenvolvimento Rural e Federação Minha Terra, publicada no âmbito do projeto “Territórios em Rede II”, com o apoio do Programa para a Rede Rural Nacional.






Agenda

Roda de Diálogo para a Alimentação

2022-09-15 a 2022-09-29, Eventos online

Formação Prática em Planeamento Holístico e Planos de Pastoreio

2022-09-29 a 2022-09-30, Salão da Junta de Freguesia de Mértola

Iniciativa "Há Festa na Aldeia" está de regresso à aldeia de Ul

2022-10-01 a 2022-10-02, Ul, Oliveira de Azeméis

Cimeira Nacional de AgroInovação 2022

2022-10-11 a 2022-10-12, CNEMA, Santarém

Receitas e Sabores dos Territórios Rurais

 

 I15-LIVROX7MG.JPG 

O livro “Receitas e Sabores dos Territórios Rurais”, editado pela Federação Minha Terra, compila e ilustra 245 receitas da gastronomia local de 40 territórios rurais, do Entre Douro e Minho ao Algarve.





[ETAPA RACIONAL ER4WST V:MINHATERRA.PT.5]