1,5M€ para o desenvolvimento das zonas costeiras de Mafra e Cascais

2017-10-03

A A2S – Associação para o Desenvolvimento Sustentável da Região Saloia abriu, a 2 de outubro, o período para a apresentação de candidaturas para o desenvolvimento das zonas costeiras de Mafra e Cascais, particularmente nas freguesias de Ericeira, Santo Isidoro, Encarnação e Estoril Cascais.

A2S Disponibiliza 1,5M€ Para Projetos De Desenvolvimento Costeiro

O Grupo de Ação Local (GAL) Ericeira-Cascais, gerido pela A2S, colocou a concurso no total cerca de 1,5 milhões euros para apoiar pequenos projetos de investimento, enquadrados na Estratégia de Desenvolvimento Local da região, com vista à comercialização do pescado, à promoção de produtos locais, ao desenvolvimento de novas atividades e de serviços ligados ao mar, como o turismo e o apoio à valorização do património marítimo.

O GAL Ericeira-Cascais abriu, assim, um total de seis concursos, no âmbito do Programa Operacional Mar2020, a decorrer de 2 de outubro a 31 de janeiro de 2018:

Acresce a esta série de apoios o Sistema de Incentivos para o Empreendedorismo e Emprego (SI2E), no âmbito do Lisboa2020, financiados respetivamente por via do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER) e do Fundo Social Europeu (FSE), com dois concursos abertos, entre 2 de outubro e 29 de dezembro.

Os potenciais candidatos a estes apoios são os pescadores e as respetivas organizações, associações e cooperativas, microempresas e entidades públicas.

Os Programas Operacionais Mar2020 e Lisboa2020 servem para financiar, a fundo perdido, entre 30 a 85% dos investimentos a realizar.

Os fundos colocados a concurso provêm de uma candidatura apresentada pelos municípios de Mafra e Cascais, em parceria com diversas entidades públicas e privadas ligadas à pesca e ao espaço marítimo da região, no âmbito do Desenvolvimento Local de Base Comunitária (DLBC). Cerca de 2,4 milhões de euros vão ser disponibilizados em concursos até 2020.

Saiba mais em a2s.pt/ 


Terra Viva 2019


I14-TERRAXVIVA.JPG

A 3.ª edição do programa Terra Viva da Antena da TSF deu voz e ouvidos a 54 promotores e promotoras de projetos, beneficiários da Medida LEADER do PDR2020 através dos Grupos de Ação Local do Continente, entre os dias 3 de junho e 9 de julho de 2019.

ELARD

 

I19-BOTXXOXFMTXPRESIDENCIA.JPG

 

A ELARD, constituída por redes nacionais de desenvolvimento rural, congrega Grupos de Ação Local gestores do LEADER/DLBC de 26 países europeus. A MINHA TERRA foi presidente da ELARD no biénio 2018-2019.

54 Projetos LEADER 2014-2020

 
I2-54XPROJETOS.JPG

Repertório de projetos relevantes e replicáveis apoiados no âmbito da Medida 10 LEADER do Programa de Desenvolvimento Rural 2020 elaborado pela Federação Minha Terra.

Cooperação LEADER


Edição da Direção-Geral de Agricultura e Desenvolvimento Rural e Federação Minha Terra, publicada no âmbito do projeto “Territórios em Rede II”, com o apoio do Programa para a Rede Rural Nacional.






Agenda

26.º Seminário Europeu sobre Extensão Educativa

2023-07-10 a 2023-07-13, Toulouse, França

Receitas e Sabores dos Territórios Rurais

 

 I15-LIVROX7MG.JPG 

O livro “Receitas e Sabores dos Territórios Rurais”, editado pela Federação Minha Terra, compila e ilustra 245 receitas da gastronomia local de 40 territórios rurais, do Entre Douro e Minho ao Algarve.





[ETAPA RACIONAL ER4WST V:MINHATERRA.PT.5]