100% Verde, 100% Renovável, 100% Sustentável

2022-12-12

A AD ELO irá apresentar aos seus parceiros, no dia 13 de dezembro, o resultado do estudo efetuado sobre a “transição energética que tem vindo a desenvolver desde 2009”. A primeira conclusão que pode ser registada é que “em 9 anos consecutivos (2013- 2021) a AD ELO produziu mais energia elétrica renovável do que a que consumiu, atingindo um saldo positivo nas emissões de CO2”, estando assim na vanguarda da transição energética, sendo 100% Verde, 100% Renovável, 100% Sustentável

A AD ELO - Associação de Desenvolvimento Local da Bairrada e Mondego, desde 2009, tem vindo a produzir energia renovável a partir de sistemas fotovoltaicos instalados nos seus edifícios. De forma consecutiva, nos últimos 9 anos, tem registado um saldo elétrico positivo entre o que produz e o que consome, contribuindo assim de forma significativa para a redução das emissões CO2, ultrapassando largamente os objetivos de neutralidade carbónica estabelecidos pelas instituições mundiais. Estando sempre na vanguarda das soluções tecnológicas inovadoras a AD ELO foi pioneira ao reunir o conhecimento técnico especializado na procura de respostas ambientalmente positivas que respondessem ao desafio da transição energética que dava os primeiros passos, mas que se revelaram extremamente importantes. A instalação dos sistemas fotovoltaicos permitiu produzir, de forma 100% renovável, mais de 350 MW de energia elétrica, registando-se uma redução de mais de 150 toneladas de emissão de CO2, atingindo-se assim o princípio da neutralidade carbónica alguns anos antes das metas estabelecidas para a Europa.

 A produção de energia elétrica de fonte renovável é hoje um dos vetores fundamentais para a redução do consumo de recursos fósseis e para a transição energética que se espera realizar na próxima década, sendo fundamental a participação de todos, particulares, empresas, associações, entidades públicas. O exemplo da AD ELO é um sinal de que de um nível micro é possível contribuir para um desígnio comum nacional e mundial, com pequenos passos, mas que no seu todo representam o esforço coletivo que beneficia a comunidade.

Adicionalemnte à produção de energia renovável a AD ELO tem vindo a investir na mobilidade 100% elétrica, reduzindo a pegada ecológica associada ao desenvolvimento da sua atividade. Desde 2018 foram realizados mais de 125.000km em viaturas 100% elétricas permitindo uma redução significativa das emissões de CO2. Sendo o carregamento das viaturas elétricas efetuado com a eletricidade renovável, que a AD ELO produz, esta ação está no caminho do conceito de "mobilidade custo 0" e "0 emissões de CO2”. 

De forma conjugada estas ações da AD ELO – produção de energia renovável, mobilidade elétrica, eficiência energética nos edifícios e redução de resíduos – representam, num efeito de compensação, o atingir de uma neutralidade carbónica em termos energéticos e emissões de gases com efeito de estufa desde 2019.

Consulte, em anexo, o folheto informativo produzido pela AD ELO.

Documentos Anexos:

Folheto informativo


Terra Viva 2019


I14-TERRAXVIVA.JPG

A 3.ª edição do programa Terra Viva da Antena da TSF deu voz e ouvidos a 54 promotores e promotoras de projetos, beneficiários da Medida LEADER do PDR2020 através dos Grupos de Ação Local do Continente, entre os dias 3 de junho e 9 de julho de 2019.

ELARD

 

I19-BOTXXOXFMTXPRESIDENCIA.JPG

 

A ELARD, constituída por redes nacionais de desenvolvimento rural, congrega Grupos de Ação Local gestores do LEADER/DLBC de 26 países europeus. A MINHA TERRA foi presidente da ELARD no biénio 2018-2019.

54 Projetos LEADER 2014-2020

 
I2-54XPROJETOS.JPG

Repertório de projetos relevantes e replicáveis apoiados no âmbito da Medida 10 LEADER do Programa de Desenvolvimento Rural 2020 elaborado pela Federação Minha Terra.

Cooperação LEADER


Edição da Direção-Geral de Agricultura e Desenvolvimento Rural e Federação Minha Terra, publicada no âmbito do projeto “Territórios em Rede II”, com o apoio do Programa para a Rede Rural Nacional.






Agenda

26.º Seminário Europeu sobre Extensão Educativa

2023-07-10 a 2023-07-13, Toulouse, França

Receitas e Sabores dos Territórios Rurais

 

 I15-LIVROX7MG.JPG 

O livro “Receitas e Sabores dos Territórios Rurais”, editado pela Federação Minha Terra, compila e ilustra 245 receitas da gastronomia local de 40 territórios rurais, do Entre Douro e Minho ao Algarve.





[ETAPA RACIONAL ER4WST V:MINHATERRA.PT.5]