Acerca da Minha Terra
Área de Associados

Um quadro financeiro plurianual novo e moderno para a concretização eficaz das prioridades pós-2020 da União Europeia

2018-03-20

Como contributo para a reunião informal dos 27 chefes de Estado ou de Governo, de 23 de fevereiro, a Comissão Europeia elaborou a comunicação intitulada “Um quadro financeiro plurianual novo e moderno para a concretização eficaz das prioridades pós-2020 da União Europeia”.

Apesar da chamada de atenção do Presidente da Comissão Europeia, Jean-Claude Juncker, na epígrafe que abre a Comunicação da Comissão ao Parlamento Europeu, ao Conselho Europeu e ao Conselho: «Os orçamentos não são meros exercícios contabilísticos — refletem as nossas prioridades e a nossa ambição. Comecemos assim por debater que tipo de Europa queremos», é sabido que estamos a falar de um orçamento de longo prazo de uma UE a 28-1, conforme se pode ler no texto, “o quadro plurianual pós-2020 constituirá um teste decisivo para a União Europeia a 27.”

Ao longo de todo o documento apresentam-se “Opções para o futuro quadro financeiro”, que constituem opções políticas com o objetivo de ilustrar aquelas que poderão ser as escolhas, com base nas ideias apresentadas no debate público. No que respeita ao “nível de ambição para uma política agrícola comum eficiente”, a Comunicação sugere, concretamente, a possibilidade de limitar a elegibilidade das regiões e/ou Estados-Membros e de reduzir e reorientar os pagamentos diretos.

Antes das recomendações aos dirigentes europeus, é dado um grande destaque aos atrasos significativos do lançamento dos programas do Fundo Europeu Estrutural e de Investimento para 2014-2020, que levaram a atrasos nos investimentos e no apoio a projetos e reformas necessárias, concluindo-se que os projetos “não podem sofrer atrasos no planeamento e nos processos de adjudicação de contratos meramente devido à adoção tardia do próximo quadro financeiro plurianual”.

Os dirigentes europeus vão ser chamados a tomar decisões sobre o futuro de Europa em Sibiu, na Roménia, em 9 de maio de 2019. Até lá, um avanço decisivo no quadro financeiro plurianual seria desejável e significaria nas palavras da Comissão, que “a União é capaz de colmatar as lacunas entre as prioridades políticas e a obtenção de resultados concretos para benefício de todos os europeus”.

Leia a Comunicação da Comissão ao Parlamento Europeu, ao Conselho Europeu e ao Conselho COM (2018) 98 final em anexo.

Cooperação LEADER

COOPLEADER.JPG

Edição da DGADR e Minha Terra, publicada no âmbito do projeto Territórios em Rede II, com o apoio do Programa para a Rede Rural Nacional.

Terra Viva

 

 I16-MTX1.JPG

O programa “Terra Viva”, emitido pela TSF em 2011 e em 2014, reforça a aposta de comunicação da MINHA TERRA, divulgando e promovendo iniciativas de desenvolvimento local, em meio rural.

 

Territórios em Rede

TR07MAI2013.JPG

Territórios em Rede é a revista da Cooperação LEADER, editada no âmbito do projeto Territórios Rurais em Rede - financiado pelo Programa para a Rede Rural Nacional.

3 Projetos LEADER

3PROJETOSLEADER0910.JPG

A publicação “3 Projetos LEADER” dá a conhecer projetos apoiados no âmbito daAbordagem LEADER nos Programas de Desenvolvimento Rural do Continente (PRODER), Açores (PRORURAL) e Madeira (PRODERAM). 





Newsletter

ELARD

 
I19-BOTXXOXFMTXPRESIDENCIA.JPG
 

A ELARD, constituída por redes nacionais de desenvolvimento rural, congrega Grupos de Ação Local gestores do LEADER/DLBC de 25 países europeus. A MINHA TERRA é presidente da ELARD para o biénio 2018-2019.

Projetos PDR2020 Apoiados

 
I20-PDRXPT2020XFEADER.JPG
 

Plano de Informação LEADER 2020

Rede LEADER 2020: Qualificar, Cooperar, Comunicar

LEADER DLBC em Portugal e na Europa

Plano de Informação LEADER 2020

 
I17-LOGOXLEADER2020.JPG
 

O Projeto “Plano de Informação LEADER2020” quer dar resposta aos desafios dos territórios rurais, através de atividades de disseminação de informação de caráter técnico, económico e organizacional.

Pessoas e Lugares

I1-PL18JUN2015.JPG

O jornal Pessoas e Lugares é um projeto editorial e de comunicação da MINHA TERRA dedicado ao LEADER.

Bolsa de Terras

 
I8-BOLSAXTERRAS.JPG
 

A Federação Minha Terra e 35 ADL associadas parceiras estão autorizadas para a prática de atos de gestão operacional (GeOP) da Bolsa de Terras.

Receitas e Sabores dos Territórios Rurais

 

 I15-LIVROX7MG.JPG 

O livro “Receitas e Sabores dos Territórios Rurais”, editado pela Federação Minha Terra, compila e ilustra 245 receitas da gastronomia local de 40 territórios rurais, do Entre Douro e Minho ao Algarve.





SICLIK.COM.S8V2.MINHATERRA.PT.4