2017-03-04
A 21 de fevereiro, decorreu a quarta reunião do subgrupo da Rede Europeia de Desenvolvimento Rural (REDR) dedicado ao LEADER/DLBC. A Federação Minha Terra participou nesta reunião em representação dos GAL de Portugal.
Estiveram na ordem do dia, o estado da arte da programação e implementação do LEADER; contributos do Grupo de Trabalho (Practitioner-Led Working Group) no que respeita à otimização da cooperação transnacional; mensagens chave das mais recentes assembleias de Cork, Tartu e Bastad; linhas de orientação para a avaliação do LEADER/DLBC; e o calendário de atividades da REDR.
De um ponto de vista mais prospetivo, no que respeita ao LEADER/DLBC para 2020+, realçou-se a importância dos grandes momentos de reunião e das conclusões da Conferência de Cork 2.0 (Irlanda), da reunião LEADER em Tartu (Estónia) e do Seminário sobre o LEADER/DLBC em Bastad (Suécia), para a reflexão, o debate e a consolidação de uma tese declaradamente em defesa de um futuro das zonas rurais europeias com o LEADER/DLBC.
Desenvolvimentos sobre questões relativas, nomeadamente, a Estados-Membros/Regiões com GAL e Estratégias de Desenvolvimento Local (EDL) por aprovar, aos obstáculos na aplicação da abordagem multifundos, à responsabilidade dos GAL procederem à avaliação das suas EDL, bem como outras matérias de interesse discutidas nesta reunião, podem ser consultados nas seguintes apresentações (em inglês):
Ponto da situação da implementação da do DLBC, Christine Falter (DG AGRI)
‘Paisagem’ LEADER, John Grieve (REDR)
Cork II e LEADER/DLBC, Paul Soto (REDR)
Alcançar resultados através do DLBC, John Grieve (REDR)
Declaração LEADER/DLBC para 2020+, Kristiina Tammets (ELARD)
O Grupo de Trabalho (Practiotener-Led Working Group) sobre a Cooperação LEADER, Peter Toth (REDR)
Linhas de orientação para a avaliação do LEADER/DLBC, Jela Tvrdonova and Hannes Wimmer (Evaluation Helpdesk)
Ponto da situação das atividades do LEADER/DLBC, John Grieve and Peter Toth (REDR)
Atualização das actividades do Helpdesk em 2016/2017, Hannes Wimmer (REDR)
Plano de trabalho anual 2017 da EIP-AGRI, Pacome Eyenga (EIP-AGRI)
Corpo Europeu de Solidariedade, Mario Gafo (DG AGRI)
O subgrupo LEADER/DLBC fez também questão de destacar o seu papel e o das redes rurais no apoio à ação dos atores locais no terreno, e relevar a importância do intercâmbio e do trabalho em rede em benefício de uma implementação LEADER/DLBC eficiente e inovadora.
Agenda |
| "Advisinar" internacional COREnet sobre infraestruturas e equipamentos partilhados |
2026-02-16, Iniciativa online |
O livro “Receitas e Sabores dos Territórios Rurais”, editado pela Federação Minha Terra, compila e ilustra 245 receitas da gastronomia local de 40 territórios rurais, do Entre Douro e Minho ao Algarve.
[ETAPA RACIONAL ER4WST V:MINHATERRA.PT.5]