Acerca da Minha Terra
Área de Associados

Real Companhia do Cacau

Montemor-o-Novo

O Palacete de Amoreira da Torre, do final do séc. XIX, situado no centro histórico de Montemor-o-Novo, seria “apenas” uma segunda habitação, não fosse Moisés Gama apaixonar-se pela história do local, onde teve lugar, em 1495, uma reunião de Cortes, marcada pelo empreendimento planeado por D. João II para descobrir uma rota marítima para a Índia.

Pretendendo tirar partido desta forte componente identitária, Moisés Gama apostou inicialmente na criação de uma unidade de turismo de habitação, aprovada em 2011 pelo MONTE, ACE, e, mais tarde, em complementaridade, numa fábrica de chocolate, também candidatada ao apoio LEADER do PRODER, a Real Companhia do Cacau.

Oferecer aos hóspedes do Palacete uma chávena do “melhor chocolate quente” ou uma relaxante massagem com chocolate, explorando os benefícios da chocoterapia, são apenas algumas das ideias de partida do promotor, que fez um périplo pela Europa para visitar fábricas e aprender a arte de confecionar chocolates premium com inesquecíveis sabores.

O investimento realizado, ao nível das obras de adaptação do espaço fabril, contíguo à unidade de turismo, aquisição de maquinaria, de grande qualidade e capacidade produtiva (150 kg/hora), embalagem e design do produto, deixa Moisés Gama bastante entusiasmado e otimista face a este negócio, “extremamente interessante”, em franco crescimento.

Mais informações em http://rcc.com.pt/.

Investimento total: 299.731,14 EUR

Comparticipação LEADER: 60%

Postos de trabalho criados: 2

Projeto apoiado pelo Grupo de Ação Local MONTE, no quadro da Abordagem LEADER do PRODER, divulgado no Jornal Pessoas e Lugares nº 17 publicado em Outubro de 2014.

Cooperação LEADER

COOPLEADER.JPG

Edição da DGADR e Minha Terra, publicada no âmbito do projeto Territórios em Rede II, com o apoio do Programa para a Rede Rural Nacional.

Terra Viva

 

 I16-MTX1.JPG

O programa “Terra Viva”, emitido pela TSF em 2011 e em 2014, reforça a aposta de comunicação da MINHA TERRA, divulgando e promovendo iniciativas de desenvolvimento local, em meio rural.

 

Territórios em Rede

TR07MAI2013.JPG

Territórios em Rede é a revista da Cooperação LEADER, editada no âmbito do projeto Territórios Rurais em Rede - financiado pelo Programa para a Rede Rural Nacional.

3 Projetos LEADER

3PROJETOSLEADER0910.JPG

A publicação “3 Projetos LEADER” dá a conhecer projetos apoiados no âmbito daAbordagem LEADER nos Programas de Desenvolvimento Rural do Continente (PRODER), Açores (PRORURAL) e Madeira (PRODERAM). 





Newsletter

ELARD

 
I19-BOTXXOXFMTXPRESIDENCIA.JPG
 

A ELARD, constituída por redes nacionais de desenvolvimento rural, congrega Grupos de Ação Local gestores do LEADER/DLBC de 25 países europeus. A MINHA TERRA é presidente da ELARD para o biénio 2018-2019.

Projetos PDR2020 Apoiados

 
I20-PDRXPT2020XFEADER.JPG
 

Plano de Informação LEADER 2020

Rede LEADER 2020: Qualificar, Cooperar, Comunicar

LEADER DLBC em Portugal e na Europa

Plano de Informação LEADER 2020

 
I17-LOGOXLEADER2020.JPG
 

O Projeto “Plano de Informação LEADER2020” quer dar resposta aos desafios dos territórios rurais, através de atividades de disseminação de informação de caráter técnico, económico e organizacional.

Pessoas e Lugares

I1-PL18JUN2015.JPG

O jornal Pessoas e Lugares é um projeto editorial e de comunicação da MINHA TERRA dedicado ao LEADER.

Bolsa de Terras

 
I8-BOLSAXTERRAS.JPG
 

A Federação Minha Terra e 35 ADL associadas parceiras estão autorizadas para a prática de atos de gestão operacional (GeOP) da Bolsa de Terras.

Receitas e Sabores dos Territórios Rurais

 

 I15-LIVROX7MG.JPG 

O livro “Receitas e Sabores dos Territórios Rurais”, editado pela Federação Minha Terra, compila e ilustra 245 receitas da gastronomia local de 40 territórios rurais, do Entre Douro e Minho ao Algarve.





SICLIK.COM.S8V2.MINHATERRA.PT.4