Newsletter 31-10-2019 [Nº 154]


Seminário “Jovem Empresário Rural - Cultivar Ideias, Dinamizar o Espaço Rural” em Trancoso

I2069-BANNER_JER1.JPG

Tem lugar no próximo dia 8 de novembro em Trancoso, no Convento de São Francisco/Teatro Municipal, o segundo seminário “Jovem Empresário Rural - Cultivar Ideias, Dinamizar o Espaço Rural”, com o objetivo de divulgar o recém-criado Estatuto de Jovem Empresário Rural e recolher contribuições para a definição de medidas concretas para o mesmo e a sua operacionalização. Inscreva-se aqui.

[Ler artigo completo]


Margem Esquerda do Guadiana adere à Rede de Bio-Regiões

Decorreu na passada sexta-feira, dia 25 de outubro, em Serpa a sessão de adesão da Margem Esquerda do Guadiana à Rede Internacional de Bio-Regiões. Com esta nova adesão Portugal passa a contar com quatro bio-regiões. 

A candidatura para o reconhecimento da Margem Esquerda do Guadiana como Bio-região foi apresentada em abril deste ano de forma conjunta pelas autarquias de Serpa, Moura, Mértola, Barrancos e Mourão, a associação Rota do Guadiana e o Instituto Nacional de Investigação Agrária e Veterinária (INIAV).

[Ler artigo completo]

  I13346-ROTATERRITXXRIO11.JPG

Federação Minha Terra participa no Parlamento Rural Europeu

Portugal vai marcar presença no Parlamento Rural Europeu que se realiza na localidade de Candás, no Principado das Astúrias (Espanha) na próxima semana, entre os dias 6 e 9 de novembro, através de uma delegação dinamizada pela Federação Minha Terra.

O evento, que já vai na sua quarta edição, vai incluir momentos de reflexão e trabalho em rede, troca de experiências, sessões de debate e reflexão sobre a política de desenvolvimento rural da União Europeia pós-2020, apresentações de exemplos de projetos inspiradores e boas práticas e visitas de campo para conhecer a realidade das áreas rurais das Astúrias, assim como atividades culturais e momentos de convívio entre os participantes.

[Ler artigo completo]

  I13350-ERP2019.JPG

Comité das Regiões pede DLBC plurifundos, com mais financiamento e menos burocracia

O Comité das Regiões adotou no passado dia 8 de outubro, em sessão plenária, o documento "A contribuição do Comité das Regiões para a Agenda Territorial renovada, com ênfase especial no desenvolvimento local de base comunitária", onde reconhece as mais-valias do instrumento DLBC no desenvolvimento dos territórios e recomenda a sua continuação de forma plurifundos, com uma alocação obrigatória de 8% de todos os FEEI e do FEADER, com níveis mais elevados de apoios, por exemplo através de maiores taxas de comparticipação, e com regras únicas de nível comunitário para todos os Fundos, com vista à redução da burocracia e dos constrangimentos causados pelas regulamentações de nível nacional e subnacional.

[Ler artigo completo]

  I13343-COMITEXREGIOES.JPG

Projeto SCAPEFIRE: reunião de parceria na Pampilhosa da Serra

A Federação Minha Terra marcou presença na segunda reunião do projeto SCAPEFIRE, cuja parceria integra. A reunião decorreu no passado dia 18 de outubro na Biblioteca Municipal Dr. Fernando Nunes Barata, na Pampilhosa da Serra e incluiu ainda uma visita de campo e um workshop aberto à comunidade.

O projeto SCAPEFIRE visa propor um modelo de ordenamento do território rural que permita a prevenção de incêndios, atendendo à sustentabilidade ecológica, económica e social da paisagem.

[Ler artigo completo]

  I2074-PAMPILHOSA_SERRA.JPG