Acerca da Minha Terra
Área de Associados

Margem Esquerda do Guadiana adere à Rede de Bio-Regiões

2019-10-23

Decorreu na passada sexta-feira, dia 25 de outubro, em Serpa a sessão de adesão da Margem Esquerda do Guadiana à Rede Internacional de Bio-Regiões. Com esta nova adesão Portugal passa a contar com quatro bio-regiões.

O processo de reconhecimento de Bio-regiões teve início em Itália e tem como objetivo principal criar uma Região/Território Bio, ou seja, através da Agricultura Biológica, desenvolver uma estratégia conjunta com a participação de produtores, operadores turísticos e outros setores empresariais, associações, escolas e o poder local, com o objetivo de criar novas oportunidades de promoção e valorização dos produtos agrícolas locais certificados em Modo de Produção Biológico, assente em bases sustentáveis de produção e de geração de valor, bem como o envolvimento consciente de toda a comunidade local.

A candidatura para o reconhecimento da Margem Esquerda do Guadiana como Bio-região foi apresentada em abril deste ano de forma conjunta pelas autarquias de Serpa, Moura, Mértola, Barrancos e Mourão, a associação Rota do Guadiana e o Instituto Nacional de Investigação Agrária e Veterinária (INIAV).

A Margem Esquerda do Guadiana junta-se a Idanha-a-Nova e Alto Tâmega , que aderiram em 2018 e a São Pedro do Sul que aderiu em abril deste ano.

Cooperação LEADER

COOPLEADER.JPG

Edição da DGADR e Minha Terra, publicada no âmbito do projeto Territórios em Rede II, com o apoio do Programa para a Rede Rural Nacional.

Terra Viva

 

 I16-MTX1.JPG

O programa “Terra Viva”, emitido pela TSF em 2011 e em 2014, reforça a aposta de comunicação da MINHA TERRA, divulgando e promovendo iniciativas de desenvolvimento local, em meio rural.

 

Territórios em Rede

TR07MAI2013.JPG

Territórios em Rede é a revista da Cooperação LEADER, editada no âmbito do projeto Territórios Rurais em Rede - financiado pelo Programa para a Rede Rural Nacional.

3 Projetos LEADER

3PROJETOSLEADER0910.JPG

A publicação “3 Projetos LEADER” dá a conhecer projetos apoiados no âmbito daAbordagem LEADER nos Programas de Desenvolvimento Rural do Continente (PRODER), Açores (PRORURAL) e Madeira (PRODERAM). 





Newsletter

ELARD

 
I19-BOTXXOXFMTXPRESIDENCIA.JPG
 

A ELARD, constituída por redes nacionais de desenvolvimento rural, congrega Grupos de Ação Local gestores do LEADER/DLBC de 25 países europeus. A MINHA TERRA é presidente da ELARD para o biénio 2018-2019.

Projetos PDR2020 Apoiados

 
I20-PDRXPT2020XFEADER.JPG
 

Plano de Informação LEADER 2020

Rede LEADER 2020: Qualificar, Cooperar, Comunicar

LEADER DLBC em Portugal e na Europa

Plano de Informação LEADER 2020

 
I17-LOGOXLEADER2020.JPG
 

O Projeto “Plano de Informação LEADER2020” quer dar resposta aos desafios dos territórios rurais, através de atividades de disseminação de informação de caráter técnico, económico e organizacional.

Pessoas e Lugares

I1-PESSOASXEXLUGARESXN.XXX14.JPG

O jornal Pessoas e Lugares é um projeto editorial e de comunicação da MINHA TERRA dedicado ao LEADER.

Bolsa de Terras

 
I8-BOLSAXTERRAS.JPG
 

A Federação Minha Terra e 35 ADL associadas parceiras estão autorizadas para a prática de atos de gestão operacional (GeOP) da Bolsa de Terras.

Receitas e Sabores dos Territórios Rurais

 

 I15-LIVROX7MG.JPG 

O livro “Receitas e Sabores dos Territórios Rurais”, editado pela Federação Minha Terra, compila e ilustra 245 receitas da gastronomia local de 40 territórios rurais, do Entre Douro e Minho ao Algarve.





SICLIK.COM.S8V2.MINHATERRA.PT.4