Acerca da Minha Terra
Área de Associados

Lar Residencial

Vila de Rei

A existência de um grande número de pessoas com deficiência sem suporte familiar está na origem da criação deste Lar Residencial, na freguesia de Vila de Rei, que com pouco mais de um ano, já esgotou a sua capacidade.

Tendo entrado em funcionamento com oito utentes, o Lar conta atualmente com 17, na sua maioria do concelho de Vila de Rei, refere Carla Susana, Diretora Técnica e Psicóloga da Fundação.

Explicando que a prioridade é dada a pessoas do concelho, a responsável adianta que ”[procuram] dar resposta a pedidos de outras localidades do distrito de Castelo Branco e do resto do país, mas “infelizmente”, “já não [têm] vagas”. Na sua opinião, “são muito poucas as instituições face ao número de pessoas que deveriam usufruir delas”.

A entrada em funcionamento do Lar, em fevereiro de 2013, em articulação com o Centro de Atividades Ocupacionais de Vila de Rei (outra valência da Fundação) e outras infraestruturas locais (piscina, ginásio e biblioteca), é vista como uma importante e “obra” ao nível do apoio à comunidade e da criação de emprego, criando logo de início 10 postos de trabalho.

A candidatura à Abordagem LEADER, através da associação Pinhal Maior, foi “uma grande ajuda financeira”, tendo o apoio sido “decisivo” para o apetrechamento do lar, pensado desde 2003, e projetado pela Fundação João e Fernanda Garcia, uma IPSS criada a pensar no bem-estar das pessoas da terra.

Investimento total: 424.311,34 EUR

Comparticipação LEADER: 47%

Postos de trabalho criados: 10

Projeto apoiado pelo Grupo de Ação Local PINHAL MAIOR, no quadro da Abordagem LEADER do PRODER, divulgado no Jornal Pessoas e Lugares nº 16 publicado em Julho de 2014.

Cooperação LEADER

COOPLEADER.JPG

Edição da DGADR e Minha Terra, publicada no âmbito do projeto Territórios em Rede II, com o apoio do Programa para a Rede Rural Nacional.

Terra Viva

 

 I16-MTX1.JPG

O programa “Terra Viva”, emitido pela TSF em 2011 e em 2014, reforça a aposta de comunicação da MINHA TERRA, divulgando e promovendo iniciativas de desenvolvimento local, em meio rural.

 

54 Projetos LEADER 2014-2020

I2-54XPROJETOS.JPG

Repertório de projetos relevantes e replicáveis apoiados no âmbito da Medida 10 LEADER do Programa de Desenvolvimento Rural 2020 elaborado pela Federação Minha Terra.

Terra Viva 2019

 

I14-TERRAXVIVA.JPG

A 3.ª edição do programa Terra Viva da Antena da TSF deu voz e ouvidos a 54 promotores e promotoras de projetos, beneficiários da Medida LEADER do PDR2020 através dos Grupos de Ação Local do Continente, entre os dias 3 de junho e 9 de julho de 2019.





Newsletter

ELARD

 
I19-BOTXXOXFMTXPRESIDENCIA.JPG
 

A ELARD, constituída por redes nacionais de desenvolvimento rural, congrega Grupos de Ação Local gestores do LEADER/DLBC de 25 países europeus. A MINHA TERRA é presidente da ELARD para o biénio 2018-2019.

Projetos PDR2020 Apoiados

 
I20-PDRXPT2020XFEADER.JPG
 

Plano de Informação LEADER 2020

Rede LEADER 2020: Qualificar, Cooperar, Comunicar

LEADER DLBC em Portugal e na Europa

Plano de Informação LEADER 2020

 
I17-LOGOXLEADER2020.JPG
 

O Projeto “Plano de Informação LEADER2020” quer dar resposta aos desafios dos territórios rurais, através de atividades de disseminação de informação de caráter técnico, económico e organizacional.

Pessoas e Lugares

I1-PESSOASXEXLUGARESXN.XXX14.JPG

O jornal Pessoas e Lugares é um projeto editorial e de comunicação da MINHA TERRA dedicado ao LEADER.

Bolsa de Terras

 
I8-BOLSAXTERRAS.JPG
 

A Federação Minha Terra e 35 ADL associadas parceiras estão autorizadas para a prática de atos de gestão operacional (GeOP) da Bolsa de Terras.

Receitas e Sabores dos Territórios Rurais

 

 I15-LIVROX7MG.JPG 

O livro “Receitas e Sabores dos Territórios Rurais”, editado pela Federação Minha Terra, compila e ilustra 245 receitas da gastronomia local de 40 territórios rurais, do Entre Douro e Minho ao Algarve.





SICLIK.COM.S8V2.MINHATERRA.PT.4