Acerca da Minha Terra
Área de Associados

PINHAL MAIOR

Associação de Desenvolvimento do Pinhal Interior Sul

Morada: Rua D. Nuno Álvares Pereira, n.º1

6100-654 Sertã

Tel.: +351 274 600 130

E-mail: geral@pinhalmaior.pt

Site: www.pinhalmaior.pt

 

Território: Pinhal Interior Sul

Área: 1.902 Km2

Habitantes: 44.803 hab.

Densidade populacional: 23,55 hab./km2

I10386-PINHALXMAIORT.JPG

Pinhal Interior Sul

O Pinhal Interior Sul – concelhos de Mação, Oleiros, Proença-a-Nova, Sertã e Vila de Rei – é um território de horizonte verde e azul, maravilhosamente reclinado sobre a albufeira do Zêzere, Tejo e Ocreza. Trata-se de um território homogéneo, tanto ao nível da morfologia como do clima. Uma paisagem constante, marcada pelo pinhal, serra e água, os seus principais elementos caracterizadores.

Em termos económicos, o território encontra-se muito ligado à floresta. A madeira e agroalimentares são os setores mais representativos. Presunto, enchidos, queijo e mel são alguns dos produtos derivados da floresta com maior expressão no território.

Beneficiando de uma posição estratégica – Vila de Rei é o centro geodésico de Portugal (Picoto da Milriça) – o território tem vindo a atrair visitantes e turistas, pelo que o turismo surge cada vez mais como uma atividade económica complementar. Além disso, o Pinhal Interior Sul é detentor de um vasto património histórico, arqueológico e cultural, nomeadamente vestígios romanos, antas e castros. No território encontram-se três Aldeias de Xisto: Pedrógão Pequeno, Água Formosa e Álvaro.

A nível de património natural, o território conta com inúmeras praias fluviais, entre as quais, Açude Pinto, Álvaro, Gambas, Aldeia Ruiva, Fróia e Malhadal. No artesanato sobressaem trabalhos em linho, cortiça, cobre e vime. A gastronomia é rica e variada, com destaque para os peixes de rio.

Cooperação LEADER

COOPLEADER.JPG

Edição da DGADR e Minha Terra, publicada no âmbito do projeto Territórios em Rede II, com o apoio do Programa para a Rede Rural Nacional.

Terra Viva

 

 I16-MTX1.JPG

O programa “Terra Viva”, emitido pela TSF em 2011 e em 2014, reforça a aposta de comunicação da MINHA TERRA, divulgando e promovendo iniciativas de desenvolvimento local, em meio rural.

 

Territórios em Rede

TR07MAI2013.JPG

Territórios em Rede é a revista da Cooperação LEADER, editada no âmbito do projeto Territórios Rurais em Rede - financiado pelo Programa para a Rede Rural Nacional.

3 Projetos LEADER

3PROJETOSLEADER0910.JPG

A publicação “3 Projetos LEADER” dá a conhecer projetos apoiados no âmbito daAbordagem LEADER nos Programas de Desenvolvimento Rural do Continente (PRODER), Açores (PRORURAL) e Madeira (PRODERAM). 





Newsletter

ELARD

 
I19-BOTXXOXFMTXPRESIDENCIA.JPG
 

A ELARD, constituída por redes nacionais de desenvolvimento rural, congrega Grupos de Ação Local gestores do LEADER/DLBC de 25 países europeus. A MINHA TERRA é presidente da ELARD para o biénio 2018-2019.

Projetos PDR2020 Apoiados

 
I20-PDRXPT2020XFEADER.JPG
 

Plano de Informação LEADER 2020

Rede LEADER 2020: Qualificar, Cooperar, Comunicar

LEADER DLBC em Portugal e na Europa

Plano de Informação LEADER 2020

 
I17-LOGOXLEADER2020.JPG
 

O Projeto “Plano de Informação LEADER2020” quer dar resposta aos desafios dos territórios rurais, através de atividades de disseminação de informação de caráter técnico, económico e organizacional.

Pessoas e Lugares

I1-PESSOASXEXLUGARESXN.XXX14.JPG

O jornal Pessoas e Lugares é um projeto editorial e de comunicação da MINHA TERRA dedicado ao LEADER.

Bolsa de Terras

 
I8-BOLSAXTERRAS.JPG
 

A Federação Minha Terra e 35 ADL associadas parceiras estão autorizadas para a prática de atos de gestão operacional (GeOP) da Bolsa de Terras.

Receitas e Sabores dos Territórios Rurais

 

 I15-LIVROX7MG.JPG 

O livro “Receitas e Sabores dos Territórios Rurais”, editado pela Federação Minha Terra, compila e ilustra 245 receitas da gastronomia local de 40 territórios rurais, do Entre Douro e Minho ao Algarve.





SICLIK.COM.S8V2.MINHATERRA.PT.4