Acerca da Minha Terra
Área de Associados

Enoturismo “A Serenada”

Grândola

A apenas 13 Km da costa alentejana, em plena Serra de Grândola, a paisagem mediterrânica de vinha, olival e montado de sobro com mar ao fundo, emoldura a Serenada, casa que se mantém na mesma família há mais de três séculos. O empreendimento estava em ruínas e, em 2009, iniciaram-se os primeiros passos para a reconstrução da casa.

O projeto nasceu do desejo da proprietária, Maria Jacinta Cabral, de dar continuidade à produção de vinho iniciada pelo pai com a plantação da primeira vinha da Serenada em 1961. Após morte do pai, Jacinta Sobral expandiu a área de vinha, que totaliza hoje cerca de 4,5 ha, e deu início ao projeto de Enoturismo, para o qual recebeu apoio LEADER, através da ADL – Associação de Desenvolvimento do Litoral Alentejano, e foi inaugurado em junho de 2013.

O sucesso do empreendimento conduziu à construção de mais duas unidades de alojamento, também apoiadas pelo LEADER, onde a decoração alia a tradição à modernidade, misturando as raízes alentejanas com pormenores vintage. Uma biblioteca, zonas de estar, amplos terraços e piscina exterior são espaços que completam a casa.

A Serenada define-se como uma unidade de espírito boutique, transversal à forma como produz os seus vinhos e acolhe os seus hóspedes. O vinho marca presença em cada momento da vida desta unidade, que é a primeira de Enoturismo da Costa Alentejana. Mais informações em www.serenada.pt.

Investimento total: 263.682,99 EUR

Comparticipação LEADER: 55%

Postos de trabalho criados: 3

Projeto apoiado pelo Grupo de Ação Local ADL, no quadro da Abordagem LEADER do PRODER, divulgado no Jornal Pessoas e Lugares nº 18 publicado em Junho de 2015.

Cooperação LEADER

COOPLEADER.JPG

Edição da DGADR e Minha Terra, publicada no âmbito do projeto Territórios em Rede II, com o apoio do Programa para a Rede Rural Nacional.

Terra Viva

 

 I16-MTX1.JPG

O programa “Terra Viva”, emitido pela TSF em 2011 e em 2014, reforça a aposta de comunicação da MINHA TERRA, divulgando e promovendo iniciativas de desenvolvimento local, em meio rural.

 

Territórios em Rede

TR07MAI2013.JPG

Territórios em Rede é a revista da Cooperação LEADER, editada no âmbito do projeto Territórios Rurais em Rede - financiado pelo Programa para a Rede Rural Nacional.

3 Projetos LEADER

3PROJETOSLEADER0910.JPG

A publicação “3 Projetos LEADER” dá a conhecer projetos apoiados no âmbito daAbordagem LEADER nos Programas de Desenvolvimento Rural do Continente (PRODER), Açores (PRORURAL) e Madeira (PRODERAM). 





Newsletter

Portal LEADER 2020

 I17-IMAGEM5.JPG

Com o apoio do FEADER

Pessoas e Lugares

I1-PL18JUN2015.JPG

O jornal Pessoas e Lugares é um projeto editorial e de comunicação da MINHA TERRA dedicado ao LEADER.

Minha Terra no Facebook

I5-I5-FB.JPG

Bolsa de Terras

I8-BOLSAXTERRAS.JPG

A Federação Minha Terra e 35 ADL associadas parceiras estão autorizadas para a prática de atos de gestão operacional (GeOP) da Bolsa de Terras.

Receitas e Sabores dos Territórios Rurais

 

 I15-LIVROX7MG.JPG 

O livro “Receitas e Sabores dos Territórios Rurais”, editado pela Federação Minha Terra, compila e ilustra 245 receitas da gastronomia local de 40 territórios rurais, do Entre Douro e Minho ao Algarve.





SICLIK.COM.S8V2.MINHATERRA.PT.4