Acerca da Minha Terra
Área de Associados

ADL

Associação de Desenvolvimento do Litoral Alentejano

Morada: Rua de Santiago, Lote 5 - ZAM

7540-235 Santiago do Cacém

Tel.: +351 269 827 233

E-mail: adl.alentejano@mail.telepac.pt

Site: www.adl.litoralalentejano.pt

 

Território: Litoral Alentejano

Área: 4.092 km2

Habitantes: 90.781 hab.

Densidade populacional: 22,18 hab./km2

I10359-ADLT.JPG 

Litoral Alentejano

Entre o litoral e o interior, o território de intervenção do GAL ADL compreende cinco concelhos: Alcácer do Sal, Grândola, Odemira, Santiago do Cacém e Sines. Com uma extensa faixa costeira, encaixada entre o oceano Atlântico e a planície alentejana, estendendo-se desde a Península de Tróia (Grândola) ao limite do concelho de Odemira, o Litoral Alentejano encontra-se estrategicamente situado entre a área Metropolitana de Lisboa e o Algarve.

Aliando as potencialidades naturais e ambientais, património arquitetónico e artes e ofícios tradicionais, o Litoral Alentejano tem vindo a evidenciar uma maior dinâmica do tecido económico através da localização de empresas, capacidade de investimento e criação de emprego. No capítulo ambiental, a região conta com inúmeras áreas protegidas – Reserva Natural das Lagoas de Santo e da Sancha, Reserva Natural do Estuário do Sado, Parque Natural do Sudoeste Alentejano e Costa Vicentina – e sítios incluídos na Rede Natura 2000 – Estuário do Sado, Comporta-Galé e Costa Sudoeste, que se traduzem numa enorme riqueza ao nível da biodiversidade.

De grande valor ecológico e paisagístico apresenta-se também a Serra de Grândola, coberta de manchas de sobreiros que se transformam em montados mais abertos onde predomina a pecuária extensiva.

Nas últimas décadas, o Litoral Alentejano solidificou-se como um destino turístico de excelência, primando por uma oferta de qualidade ao nível do alojamento (nomeadamente em espaço rural), atividades de lazer e grandes eventos culturais, como os festivais de música de Sines e da Zambujeira do Mar.

Cooperação LEADER

COOPLEADER.JPG

Edição da DGADR e Minha Terra, publicada no âmbito do projeto Territórios em Rede II, com o apoio do Programa para a Rede Rural Nacional.

Terra Viva

 

 I16-MTX1.JPG

O programa “Terra Viva”, emitido pela TSF em 2011 e em 2014, reforça a aposta de comunicação da MINHA TERRA, divulgando e promovendo iniciativas de desenvolvimento local, em meio rural.

 

Territórios em Rede

TR07MAI2013.JPG

Territórios em Rede é a revista da Cooperação LEADER, editada no âmbito do projeto Territórios Rurais em Rede - financiado pelo Programa para a Rede Rural Nacional.

3 Projetos LEADER

3PROJETOSLEADER0910.JPG

A publicação “3 Projetos LEADER” dá a conhecer projetos apoiados no âmbito daAbordagem LEADER nos Programas de Desenvolvimento Rural do Continente (PRODER), Açores (PRORURAL) e Madeira (PRODERAM). 





Newsletter

ELARD

 
I19-BOTXXOXFMTXPRESIDENCIA.JPG
 

A ELARD, constituída por redes nacionais de desenvolvimento rural, congrega Grupos de Ação Local gestores do LEADER/DLBC de 25 países europeus. A MINHA TERRA é presidente da ELARD para o biénio 2018-2019.

Projetos PDR2020 Apoiados

 
I20-PDRXPT2020XFEADER.JPG
 

Plano de Informação LEADER 2020

Rede LEADER 2020: Qualificar, Cooperar, Comunicar

LEADER DLBC em Portugal e na Europa

Plano de Informação LEADER 2020

 
I17-LOGOXLEADER2020.JPG
 

O Projeto “Plano de Informação LEADER2020” quer dar resposta aos desafios dos territórios rurais, através de atividades de disseminação de informação de caráter técnico, económico e organizacional.

Pessoas e Lugares

I1-PESSOASXEXLUGARESXN.XXX14.JPG

O jornal Pessoas e Lugares é um projeto editorial e de comunicação da MINHA TERRA dedicado ao LEADER.

Bolsa de Terras

 
I8-BOLSAXTERRAS.JPG
 

A Federação Minha Terra e 35 ADL associadas parceiras estão autorizadas para a prática de atos de gestão operacional (GeOP) da Bolsa de Terras.

Receitas e Sabores dos Territórios Rurais

 

 I15-LIVROX7MG.JPG 

O livro “Receitas e Sabores dos Territórios Rurais”, editado pela Federação Minha Terra, compila e ilustra 245 receitas da gastronomia local de 40 territórios rurais, do Entre Douro e Minho ao Algarve.





SICLIK.COM.S8V2.MINHATERRA.PT.4