Acerca da Minha Terra
Área de Associados

Centro de conservação e restauro de Arte Sacra

Miranda do Douro

O projeto do Centro de Conservação e Restauro de Arte Sacra, em Sendim, foi criado pela Comissão de Arte Sacra da Diocese de Bragança-Miranda com vista à reunião de respostas qualificadas de conservação e restauro do património artístico religioso. Perante a perceção da existência de uma lacuna nessa área na diocese, a Comissão propôs-se intervir, sensibilizando e formando a comunidade para a melhoria do património da região.

O projeto, que concorreu ao LEADER com o apoio da CORANE, consistiu na criação do Centro de Conservação e Restauro de Arte Sacra, estrutura fundamental para realizar a adequada recuperação do património.

Isto permitiu tornar o património religioso mais rico e acessível a um maior número de pessoas, tendo já sido realizadas intervenções na pintura mural e de cavalete, na escultura e na talha dourada, em obras que estavam expostas nas várias igrejas da diocese, mas apresentavam já um avançado estado de deterioração.

O trabalho de intervenção atua essencialmente no património daquela diocese, contudo, recebeu já um pedido de orçamento externo. Neste momento estão a decorrer duas intervenções em igrejas da região, nas quais os restauros são mais morosos e extensos, enquanto no atelier do Centro são intervencionadas as partes desmontadas desses retábulos, imagens e andores, recuperando assim um importante património que importa preservar e valorizar.

Mais informações em http://diocesebm.pt/noticia/centro-de-conserva%C3%A7%C3%A3o-e-restauro-de-arte-sacra-inaugurado-ter%C3%A7a-feira.

Investimento total: 95.892,99 EUR

Comparticipação LEADER: 60%

Postos de trabalho criados: 4

Projeto apoiado pelo Grupo de Ação Local CORANE, no quadro da Abordagem LEADER do PRODER, divulgado no Jornal Pessoas e Lugares nº 18 publicado em Junho de 2015.

Cooperação LEADER

COOPLEADER.JPG

Edição da DGADR e Minha Terra, publicada no âmbito do projeto Territórios em Rede II, com o apoio do Programa para a Rede Rural Nacional.

Terra Viva

 

 I16-MTX1.JPG

O programa “Terra Viva”, emitido pela TSF em 2011 e em 2014, reforça a aposta de comunicação da MINHA TERRA, divulgando e promovendo iniciativas de desenvolvimento local, em meio rural.

 

Territórios em Rede

TR07MAI2013.JPG

Territórios em Rede é a revista da Cooperação LEADER, editada no âmbito do projeto Territórios Rurais em Rede - financiado pelo Programa para a Rede Rural Nacional.

3 Projetos LEADER

3PROJETOSLEADER0910.JPG

A publicação “3 Projetos LEADER” dá a conhecer projetos apoiados no âmbito daAbordagem LEADER nos Programas de Desenvolvimento Rural do Continente (PRODER), Açores (PRORURAL) e Madeira (PRODERAM). 





Newsletter

Plano de Informação LEADER 2020

I17-LOGOXLEADER2020.JPG

Pessoas e Lugares

I1-PL18JUN2015.JPG

O jornal Pessoas e Lugares é um projeto editorial e de comunicação da MINHA TERRA dedicado ao LEADER.

Minha Terra no Facebook

I5-I5-FB.JPG

Bolsa de Terras

I8-BOLSAXTERRAS.JPG

A Federação Minha Terra e 35 ADL associadas parceiras estão autorizadas para a prática de atos de gestão operacional (GeOP) da Bolsa de Terras.

Receitas e Sabores dos Territórios Rurais

 

 I15-LIVROX7MG.JPG 

O livro “Receitas e Sabores dos Territórios Rurais”, editado pela Federação Minha Terra, compila e ilustra 245 receitas da gastronomia local de 40 territórios rurais, do Entre Douro e Minho ao Algarve.





SICLIK.COM.S8V2.MINHATERRA.PT.4