CORANE

Associação de Desenvolvimento dos Concelhos da Raia Nordestina

Morada: Rua Padre António Vieira Edifício GAT 5300-224 Bragança

Tel.: +351 273 332 925 (Chamada para a rede fixa nacional)

E-mail: terrafria@corane.pt

Site: www.corane.pt

 

Território: Terra Fria Transmontana

Área: 2.838,1 km2

Habitantes: 58.759 hab.

Densidade populacional: 21 hab./km2

I10375-CORANET.JPG 

Terra Fria Transmontana

Dois parques naturais – Parque Natural de Montesinho e Parque Natural do Douro Internacional – com uma grande diversidade faunística e florística, confirmam o elevado valor ecológico e natural do território Terra Fria. Só no parque de Montesinho encontram-se 48 espécies de mamíferos, o que corresponde a cerca de 70 por cento dos mamíferos terrestres em Portugal e a 26 por cento de todas as espécies da europa, algumas das quais ameaçadas, como o lobo ibérico. Espécies de aves são 155, das quais 126 são nidificantes.

No domínio do património cultural, o território de intervenção do GAL CORANE – constituído pelos concelhos de Vinhais, Bragança, Miranda do Douro e Vimioso –, além do património edificado, com destaque para a singular Cidadela do castelo de Bragança, é marcado pela cultura mirandesa, com os seus gaiteiros e pauliteiros. A riqueza gastronómica, patente na posta mirandesa ou no famoso fumeiro de Vinhais, constitui outro ponto forte do território.

O território é marcado pelo clima, com temperaturas muito baixas no longo inverno e muito quentes no verão, que justificam a expressão “nove meses de inverno e três de inferno”.

Ao nível da geomorfologia, o território divide-se em três sub-regiões: a montanha (Vinhais e Bragança), uma zona de transição (norte de Vimioso) e o Planalto Mirandês (Miranda do Douro e sul de Vimioso). Tratando-se de um território de orografia acidentada, o que dificulta os acessos, o isolamento é uma das problemáticas que mais atinge o território e que tem conduzido a um acentuado decréscimo populacional. 






[ETAPA RACIONAL ER4WST V:MINHATERRA.PT.5]