Acerca da Minha Terra
Área de Associados

CORANE

Associação de Desenvolvimento dos Concelhos da Raia Nordestina

Morada: Rua Padre António Vieira Edifício GAT 5300-224 Bragança

Tel.: +351 273 332 925

E-mail: terrafria@corane.pt

Site: www.corane.pt

 

Território: Terra Fria Transmontana

Área: 2.838,1 km2

Habitantes: 58.759 hab.

Densidade populacional: 21 hab./km2

I10375-CORANET.JPG 

Terra Fria Transmontana

Dois parques naturais – Parque Natural de Montesinho e Parque Natural do Douro Internacional – com uma grande diversidade faunística e florística, confirmam o elevado valor ecológico e natural do território Terra Fria. Só no parque de Montesinho encontram-se 48 espécies de mamíferos, o que corresponde a cerca de 70 por cento dos mamíferos terrestres em Portugal e a 26 por cento de todas as espécies da europa, algumas das quais ameaçadas, como o lobo ibérico. Espécies de aves são 155, das quais 126 são nidificantes.

No domínio do património cultural, o território de intervenção do GAL CORANE – constituído pelos concelhos de Vinhais, Bragança, Miranda do Douro e Vimioso –, além do património edificado, com destaque para a singular Cidadela do castelo de Bragança, é marcado pela cultura mirandesa, com os seus gaiteiros e pauliteiros. A riqueza gastronómica, patente na posta mirandesa ou no famoso fumeiro de Vinhais, constitui outro ponto forte do território.

O território é marcado pelo clima, com temperaturas muito baixas no longo inverno e muito quentes no verão, que justificam a expressão “nove meses de inverno e três de inferno”.

Ao nível da geomorfologia, o território divide-se em três sub-regiões: a montanha (Vinhais e Bragança), uma zona de transição (norte de Vimioso) e o Planalto Mirandês (Miranda do Douro e sul de Vimioso). Tratando-se de um território de orografia acidentada, o que dificulta os acessos, o isolamento é uma das problemáticas que mais atinge o território e que tem conduzido a um acentuado decréscimo populacional. 

Outros Artigos em Associados:

LEADER OESTE

ADL

ADRIMINHO

TERRAS DE SICÓ

RUDE

Cooperação LEADER

COOPLEADER.JPG

Edição da DGADR e Minha Terra, publicada no âmbito do projeto Territórios em Rede II, com o apoio do Programa para a Rede Rural Nacional.

Terra Viva

 

 I16-MTX1.JPG

O programa “Terra Viva”, emitido pela TSF em 2011 e em 2014, reforça a aposta de comunicação da MINHA TERRA, divulgando e promovendo iniciativas de desenvolvimento local, em meio rural.

 

Territórios em Rede

TR07MAI2013.JPG

Territórios em Rede é a revista da Cooperação LEADER, editada no âmbito do projeto Territórios Rurais em Rede - financiado pelo Programa para a Rede Rural Nacional.

3 Projetos LEADER

3PROJETOSLEADER0910.JPG

A publicação “3 Projetos LEADER” dá a conhecer projetos apoiados no âmbito daAbordagem LEADER nos Programas de Desenvolvimento Rural do Continente (PRODER), Açores (PRORURAL) e Madeira (PRODERAM). 





Newsletter

Plano de Informação LEADER 2020

I17-LOGOXLEADER2020.JPG

Pessoas e Lugares

I1-PL18JUN2015.JPG

O jornal Pessoas e Lugares é um projeto editorial e de comunicação da MINHA TERRA dedicado ao LEADER.

Minha Terra no Facebook

I5-I5-FB.JPG

Bolsa de Terras

I8-BOLSAXTERRAS.JPG

A Federação Minha Terra e 35 ADL associadas parceiras estão autorizadas para a prática de atos de gestão operacional (GeOP) da Bolsa de Terras.

Receitas e Sabores dos Territórios Rurais

 

 I15-LIVROX7MG.JPG 

O livro “Receitas e Sabores dos Territórios Rurais”, editado pela Federação Minha Terra, compila e ilustra 245 receitas da gastronomia local de 40 territórios rurais, do Entre Douro e Minho ao Algarve.





SICLIK.COM.S8V2.MINHATERRA.PT.4