Acerca da Minha Terra
Área de Associados

A Agenda dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável versus a Agenda dos Programas Eleitorais

2019-09-16

A convite do Fórum da Sociedade Civil para os ODS (ver caixa), oito partidos candidatos às legislativas participaram numa sessão de debate, a 4 de setembro na Fundação Cidade de Lisboa, que abriu com a apresentação do estudo “Análise dos Programas Eleitorais à luz da Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável”, e prosseguiu com o elenco por parte dos representantes partidários das pontes de ligação entre os conteúdos das respetivas agendas políticas e objetivos de desenvolvimento sustentável.

I13338-IMAGEM1.JPG

O estudo agora divulgado surgiu da necessidade sentida por parte das organizações da sociedade civil, reunidas no seio da Fórum da Sociedade Civil para os ODS, de “contribuir ativamente para a implementação dos ODS mas também monitorizar e avaliar a medida em que decisores/as políticos/as o fazem ou não”. Com o aproximar de eleições legislativas, as organizações que integram o Fórum da Sociedade Civil para os ODS decidiram então agarrar esta oportunidade de escrutínio dos seguintes partidos: Partido Socialista (PS), O Partido Social Democrata (PSD), Partido Comunista Português (PCP), Bloco de Esquerda (BE), Centro Democrático e Social – Partido Popular (CDS-PP), Partido Ecologista Os Verdes (PEV), Partido das Pessoas, Animais e Natureza (PAN), Partido LIVRE e Partido ALIANÇA, não só para indagar as intenções destas estruturas, como também provocar o debate e a reflexão sobre esta matéria.

Consulte em anexo o estudo “Análise dos Programas Eleitorais à luz da Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável”.

Cooperação LEADER

COOPLEADER.JPG

Edição da DGADR e Minha Terra, publicada no âmbito do projeto Territórios em Rede II, com o apoio do Programa para a Rede Rural Nacional.

Terra Viva

 

 I16-MTX1.JPG

O programa “Terra Viva”, emitido pela TSF em 2011 e em 2014, reforça a aposta de comunicação da MINHA TERRA, divulgando e promovendo iniciativas de desenvolvimento local, em meio rural.

 

Territórios em Rede

TR07MAI2013.JPG

Territórios em Rede é a revista da Cooperação LEADER, editada no âmbito do projeto Territórios Rurais em Rede - financiado pelo Programa para a Rede Rural Nacional.

3 Projetos LEADER

3PROJETOSLEADER0910.JPG

A publicação “3 Projetos LEADER” dá a conhecer projetos apoiados no âmbito daAbordagem LEADER nos Programas de Desenvolvimento Rural do Continente (PRODER), Açores (PRORURAL) e Madeira (PRODERAM). 





Newsletter

ELARD

 
I19-BOTXXOXFMTXPRESIDENCIA.JPG
 

A ELARD, constituída por redes nacionais de desenvolvimento rural, congrega Grupos de Ação Local gestores do LEADER/DLBC de 25 países europeus. A MINHA TERRA é presidente da ELARD para o biénio 2018-2019.

Projetos PDR2020 Apoiados

 
I20-PDRXPT2020XFEADER.JPG
 

Plano de Informação LEADER 2020

Rede LEADER 2020: Qualificar, Cooperar, Comunicar

LEADER DLBC em Portugal e na Europa

Plano de Informação LEADER 2020

 
I17-LOGOXLEADER2020.JPG
 

O Projeto “Plano de Informação LEADER2020” quer dar resposta aos desafios dos territórios rurais, através de atividades de disseminação de informação de caráter técnico, económico e organizacional.

Pessoas e Lugares

I1-PESSOASXEXLUGARESXN.XXX14.JPG

O jornal Pessoas e Lugares é um projeto editorial e de comunicação da MINHA TERRA dedicado ao LEADER.

Bolsa de Terras

 
I8-BOLSAXTERRAS.JPG
 

A Federação Minha Terra e 35 ADL associadas parceiras estão autorizadas para a prática de atos de gestão operacional (GeOP) da Bolsa de Terras.

Receitas e Sabores dos Territórios Rurais

 

 I15-LIVROX7MG.JPG 

O livro “Receitas e Sabores dos Territórios Rurais”, editado pela Federação Minha Terra, compila e ilustra 245 receitas da gastronomia local de 40 territórios rurais, do Entre Douro e Minho ao Algarve.





SICLIK.COM.S8V2.MINHATERRA.PT.4