Acerca da Minha Terra
Área de Associados

Vulgarização do novo Programa LIFE 2014-2020

2017-03-09

A Associação Portuguesa de Ambiente – APA, em colaboração com o Instituto de Conservação da Natureza e das Florestas – ICNF, promove sessões públicas de divulgação e informação no âmbito do novo Regulamento LIFE – Programa para o Ambiente e Ação Climática 2014-2020. Até ao mês de abril, sessões e workshops de capacitação vão percorrer o Continente e as Ilhas.

O Programa LIFE – L’Instrument Financier pour l’Environment – é um instrumento financeiro comunitário criado para contribuir para a execução, a atualização e o desenvolvimento das Políticas e Estratégias Europeias na área do Ambiente, através do cofinanciamento de projetos com valor acrescentado europeu.

Desde 1992, já experimentou três versões. Atualmente, rege-se pelo Regulamento (UE) nº 1293/2013, de 11 de dezembro de 2013, passando a integrar uma forte componente relacionada com a política climática. Esta versão visa apoiar projetos com uma componente de inovação, demonstração e/ou boas práticas, que concorram para a transição para uma economia eficiente no uso de recursos; a proteção e melhoria da qualidade do ambiente; a inversão da perda de biodiversidade; a melhoria do desenvolvimento, aplicação e controlo da execução da política e da legislação da UE (ambiente e clima); e o apoio à execução do 7.º Programa de Ação em matéria de Ambiente.

Os grandes eixos do LIFE são o Ambiente, que se desdobra nas vertentes “Ambiente e Eficiência de Recursos”, “Natureza e Biodiversidade”, “Governação e Informação em Matéria de Ambiente”, e a Ação Climática, que, por sua vez, se desdobra nas vertentes “Mitigação das Alterações Climáticas”, “Adaptação às Alterações Climáticas” e “Governação e Informação em Matéria de Clima”.

Após a sessão nacional, as sessões regionais e os workshops de Lisboa e Funchal, seguem-se sessões regionais/workshops em Ponta Delgada (13 a 15 de março), no Porto (21 a 23 de março), em Coimbra (28 a 30 de março), em Évora (4 a 6 de abril) e em Faro (10 a 12 de abril).

Consulte os respetivos programas das sessões regionais/workshops e aceda às respectivas fichas de inscrição na página do Life Portugal

Cooperação LEADER

COOPLEADER.JPG

Edição da DGADR e Minha Terra, publicada no âmbito do projeto Territórios em Rede II, com o apoio do Programa para a Rede Rural Nacional.

Terra Viva

 

 I16-MTX1.JPG

O programa “Terra Viva”, emitido pela TSF em 2011 e em 2014, reforça a aposta de comunicação da MINHA TERRA, divulgando e promovendo iniciativas de desenvolvimento local, em meio rural.

 

Territórios em Rede

TR07MAI2013.JPG

Territórios em Rede é a revista da Cooperação LEADER, editada no âmbito do projeto Territórios Rurais em Rede - financiado pelo Programa para a Rede Rural Nacional.

3 Projetos LEADER

3PROJETOSLEADER0910.JPG

A publicação “3 Projetos LEADER” dá a conhecer projetos apoiados no âmbito daAbordagem LEADER nos Programas de Desenvolvimento Rural do Continente (PRODER), Açores (PRORURAL) e Madeira (PRODERAM). 





Newsletter

Plano de Informação LEADER 2020

I17-LOGOXLEADER2020.JPG

Pessoas e Lugares

I1-PL18JUN2015.JPG

O jornal Pessoas e Lugares é um projeto editorial e de comunicação da MINHA TERRA dedicado ao LEADER.

Minha Terra no Facebook

I5-I5-FB.JPG

Bolsa de Terras

I8-BOLSAXTERRAS.JPG

A Federação Minha Terra e 35 ADL associadas parceiras estão autorizadas para a prática de atos de gestão operacional (GeOP) da Bolsa de Terras.

Receitas e Sabores dos Territórios Rurais

 

 I15-LIVROX7MG.JPG 

O livro “Receitas e Sabores dos Territórios Rurais”, editado pela Federação Minha Terra, compila e ilustra 245 receitas da gastronomia local de 40 territórios rurais, do Entre Douro e Minho ao Algarve.





SICLIK.COM.S8V2.MINHATERRA.PT.4