Acerca da Minha Terra
Área de Associados

Um projeto para um turismo gastronómico sustentável

2016-12-14

No início de dezembro, decorreu em Liubliana, na capital da Eslovénia, o seminário internacional de lançamento do projeto MEDFEST, apoiado pelo programa INTERREG Mediterranean. Com vista à diminuição da sazonalidade, à sustentabilidade das atividades turísticas e à valorização do património cultural gastronómico, o MEDFEST vai mobilizar uma parceria internacional, durante três anos.

Com um orçamento total do projeto de 2,21 milhões de euros a parceria nuclear do MEDFEST é constituída por entidades de oito países – Eslovénia (chefe de fila), Portugal, Espanha, França, Grécia, Croácia, Itália e Chipre, às quais se juntam outros onze parceiros associados. Pretendem-se, assim, criar oito destinos de turismo gastronómico sustentável na Europa para enfrentar o desafio da sazonalidade e da diversificação dos destinos turísticos tradicionais "sol e mar", com produtos novos e sustentáveis baseados na herança culinária do Mediterrâneo.

Em Portugal, o destino de turismo gastronómico sustentável a criar terá como tema a Dieta Mediterrânica, reconhecida como Património Cultural Imaterial da Humanidade pela UNESCO e classificada como sendo de excelência pela Organização Mundial da Saúde. A nível nacional o projeto é coordenado pela Associação IN LOCO, com a participação ativa de uma parceria alargada, que pretende consolidar a estratégia de salvaguarda da Dieta Mediterrânica e o envolvimento direto da Rota da Dieta Mediterrânica – comunidade de empresas e entidades unidas pela valorização económica e cultural da Dieta Mediterrânica.

I12876-IMAGEM1.JPG

O objetivo geral do MEDFEST é o de criar ou melhorar, no espaço mediterrânico, as estratégias existentes para o desenvolvimento do turismo gastronómico sustentável de pequena escala e desenvolver experiências culinárias sustentáveis, ligando os espaços costeiros com o interior rural, como uma ferramenta poderosa para promover destinos turísticos 'alternativos' e sustentáveis, refutando a inevitabilidade do turismo como atividade “predadora”.

Vale a pena relevar a constituição em Portugal de um Grupo de Trabalho Regional (GT MEDFEST) de suporte à articulação institucional entre os principais stakeholders privados e públicos e ao aprofundamento operacional desta linha de ação que agora se reforça e que integra as seguintes entidades: Região de Turismo do Algarve e Escola Superior de Gestão, Hotelaria e Turismo; Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Algarve; Universidade do Algarve (Reitoria); Direção Regional de Cultura do Algarve; Associação dos Hotéis e Empreendimentos Turísticos do Algarve; Associação dos Industriais de Hotelaria e Similares do Algarve; Escolas do Algarve do Turismo de Portugal; Associação de Turismo do Algarve.

Para mais informações consultar os sites da Associação IN LOCO (www.in-loco.pt) e da Rota da Dieta Mediterrânica (www.rdm.pt) ou através dos seguintes contatos: medfest@in-loco.pt | 289840860 | 969986360 | 969986469

Cooperação LEADER

COOPLEADER.JPG

Edição da DGADR e Minha Terra, publicada no âmbito do projeto Territórios em Rede II, com o apoio do Programa para a Rede Rural Nacional.

Terra Viva

 

 I16-MTX1.JPG

O programa “Terra Viva”, emitido pela TSF em 2011 e em 2014, reforça a aposta de comunicação da MINHA TERRA, divulgando e promovendo iniciativas de desenvolvimento local, em meio rural.

 

Territórios em Rede

TR07MAI2013.JPG

Territórios em Rede é a revista da Cooperação LEADER, editada no âmbito do projeto Territórios Rurais em Rede - financiado pelo Programa para a Rede Rural Nacional.

3 Projetos LEADER

3PROJETOSLEADER0910.JPG

A publicação “3 Projetos LEADER” dá a conhecer projetos apoiados no âmbito daAbordagem LEADER nos Programas de Desenvolvimento Rural do Continente (PRODER), Açores (PRORURAL) e Madeira (PRODERAM). 





Newsletter

Plano de Informação LEADER 2020

I17-LOGOXLEADER2020.JPG

Pessoas e Lugares

I1-PL18JUN2015.JPG

O jornal Pessoas e Lugares é um projeto editorial e de comunicação da MINHA TERRA dedicado ao LEADER.

Minha Terra no Facebook

I5-I5-FB.JPG

Bolsa de Terras

I8-BOLSAXTERRAS.JPG

A Federação Minha Terra e 35 ADL associadas parceiras estão autorizadas para a prática de atos de gestão operacional (GeOP) da Bolsa de Terras.

Receitas e Sabores dos Territórios Rurais

 

 I15-LIVROX7MG.JPG 

O livro “Receitas e Sabores dos Territórios Rurais”, editado pela Federação Minha Terra, compila e ilustra 245 receitas da gastronomia local de 40 territórios rurais, do Entre Douro e Minho ao Algarve.





SICLIK.COM.S8V2.MINHATERRA.PT.4