Acerca da Minha Terra
Área de Associados

Turismo Ativo, Desporto, Natureza e Sustentabilidade em Setúbal

2018-03-01

O CITADNS’2018, leia-se o Congresso Internacional de Turismo Ativo, Desporto, Natureza e Sustentabilidade, vai assentar arraiais no Campus académico do Instituto Politécnico de Setúbal (IPS), de 12 a 14 de abril.

I13153-SEMXNOME.JPG

Quem opera nos mercados do desporto e do turismo tem a consciência de que por trás da performance de resultados no turismo, no espetáculo desportivo, na prática recreativa e no lazer e recreação, se encontram organizações, infraestruturas e recursos humanos de elevada competência, que prestam serviços cuja a aceitação social é inequívoca. 

Atendendo a emergência de novos paradigmas nestas áreas, que sustentam e diferenciam destinos turísticos, produtos e mercados de elevada importância económica, torna-se pertinente promover o debate sobre estas temáticas, na perspetiva das boas práticas, do desenvolvimento económico, da equidade social e da preservação da natureza.

O CITADNS é um evento anual, em alternância entre Portugal e Espanha, que que contará com a participação de congressistas nacionais e internacionais, investigadores, académicos, estudantes, autarcas, especialistas e profissionais do desporto, do turismo e do lazer, com vista a promover o debate/contraditório através da reflexão, da apresentação de estudos, investigações concluídas, experiências genuínas e simbólicas, bem como através de exemplos de boas práticas académicas e profissionais.

Os/as autores/as apresentarão propostas que se enquadrem nos objetivos e nas temáticas do Congresso, nomeadamente artigos científicos originais abordando revisões do estado da arte e novas perspetivas de investigação, soluções e/ou aplicações para problemas reais, trabalhos empíricos e/ou de avaliação, entre outros, nas seguintes áreas:

  • Ambiente, Desenvolvimento Sustentável e Turismo Activo
  • Benchmarking no desporto e turismo 
  • Cultura, Património, Desporto e Lazer
  • Desenvolvimento Organizacional em Contextos do Turismo Activo e Desporto
  • Desporto e Turismo para Populações Especiais
  • Destinos Turísticos e Atratividade Turística
  • Empreendedorismo, Inovação e Sustentabilidade
  • Empresas de Animação Turística
  • Gestão do Risco e Segurança no Turismo Activo e Desporto
  • Novas tendências do Turismo Activo
  • Oportunidades do Portugal e Horizonte 2020
  • Política de Eventos e Desenvolvimento territorial
  • Prestação de Serviços de Excelência na Hotelaria e Restauração
  • Turismo Acessível em Portugal: Forças e Fraquezas, Oportunidades e Ameaças

O CITADNS´2018 publicará, numa fase posterior, o Livro de Atas (composto por artigos breves/resumos, resultantes das apresentações em congresso). Os artigos completos serão publicados na Revista Acción Motriz da Asociación Científico Cultural en Actividad Física y Deporte (ACCAFIDE).

Da organização do evento consta o IPS e a Universidade de Las Palmas de Gran Canaria (ULPGC), em colaboração com o Município de Setúbal, o Instituto Português de Desporto e da Juventude, o Turismo de Portugal, I.P., e demais entidades.

Vale a pena referir que a ADREPES – Associação de Desenvolvimento Regional da Península de Setúbal faz parte da Comissão organizadora do CITADANS’2018.

Mais informações em http://projectos.ese.ips.pt/talgd2018/

Cooperação LEADER

COOPLEADER.JPG

Edição da DGADR e Minha Terra, publicada no âmbito do projeto Territórios em Rede II, com o apoio do Programa para a Rede Rural Nacional.

Terra Viva

 

 I16-MTX1.JPG

O programa “Terra Viva”, emitido pela TSF em 2011 e em 2014, reforça a aposta de comunicação da MINHA TERRA, divulgando e promovendo iniciativas de desenvolvimento local, em meio rural.

 

Territórios em Rede

TR07MAI2013.JPG

Territórios em Rede é a revista da Cooperação LEADER, editada no âmbito do projeto Territórios Rurais em Rede - financiado pelo Programa para a Rede Rural Nacional.

3 Projetos LEADER

3PROJETOSLEADER0910.JPG

A publicação “3 Projetos LEADER” dá a conhecer projetos apoiados no âmbito daAbordagem LEADER nos Programas de Desenvolvimento Rural do Continente (PRODER), Açores (PRORURAL) e Madeira (PRODERAM). 





Newsletter

ELARD

 
I19-BOTXXOXFMTXPRESIDENCIA.JPG
 

A ELARD, constituída por redes nacionais de desenvolvimento rural, congrega Grupos de Ação Local gestores do LEADER/DLBC de 25 países europeus. A MINHA TERRA é presidente da ELARD para o biénio 2018-2019.

Projetos PDR2020 Apoiados

 
I20-PDRXPT2020XFEADER.JPG
 

Plano de Informação LEADER 2020

Rede LEADER 2020: Qualificar, Cooperar, Comunicar

LEADER DLBC em Portugal e na Europa

Plano de Informação LEADER 2020

 
I17-LOGOXLEADER2020.JPG
 

O Projeto “Plano de Informação LEADER2020” quer dar resposta aos desafios dos territórios rurais, através de atividades de disseminação de informação de caráter técnico, económico e organizacional.

Pessoas e Lugares

I1-PL18JUN2015.JPG

O jornal Pessoas e Lugares é um projeto editorial e de comunicação da MINHA TERRA dedicado ao LEADER.

Bolsa de Terras

 
I8-BOLSAXTERRAS.JPG
 

A Federação Minha Terra e 35 ADL associadas parceiras estão autorizadas para a prática de atos de gestão operacional (GeOP) da Bolsa de Terras.

Receitas e Sabores dos Territórios Rurais

 

 I15-LIVROX7MG.JPG 

O livro “Receitas e Sabores dos Territórios Rurais”, editado pela Federação Minha Terra, compila e ilustra 245 receitas da gastronomia local de 40 territórios rurais, do Entre Douro e Minho ao Algarve.





SICLIK.COM.S8V2.MINHATERRA.PT.4