Acerca da Minha Terra
Área de Associados

Tradições pascais do Ribatejo Interior mostram-se em Lisboa

2018-03-02

As Festas da Boa Viagem de Constância e as singularidades da Semana Santa de Sardoal, complementadas pela doçaria, o artesanato e os produtos tradicionais do Ribatejo Interior associados a esta época festiva, vão estar em destaque, no próxima dia 14 de março, no Largo do Intendente, em Lisboa.

Esta iniciativa da TAGUS – Associação para o Desenvolvimento Integrado do Ribatejo Interior em parceria com os municípios, artesãos e produtores de Abrantes, Constância e Sardoal, vai decorrer entre as 10h e as 17h, do dia 14. Os lisboetas e visitantes da Capital poderão, assim, assistir à recriação de um tapete de flores naturais, como os que adornam o chão das igrejas e capelas de Sardoal durante a Páscoa, e à elaboração de um corredor de arcos com flores de papel, à semelhança dos que decoram as ruas da Vila de Constância, durante a celebração em honra de Nossa Senhora da Boa Viagem, que tem o seu ponto alto na procissão de barcos engalanados pelo rio Tejo. Em complemento a estas recriações haverá uma pequena exposição de fotografias e a projeção de um vídeo das duas celebrações.

Para completar este quadro pascoal, virão de Abrantes artesãos de velas de cera natural e de relicários, e produtores de amêndoas. Por sua vez, o restaurante ‘E Tem Dente’ incluirá na ementa de almoço a tigelada de Sardoal e os queijinhos do céu conventuais de Constância.

Este conjunto de atividades está inserido no programa de dinamização da Produtos e Territórios – Loja do Intendente, dedicada a criar uma montra dos territórios do interior do País em Lisboa e que resulta da parceria de seis associações de Desenvolvimento Local (CoraNE – Terra Fria Transmontana, TERRAS DE SICÓ, PINHAL MAIOR - Pinhal Interior Sul, ADER-AL - Norte Alentejo, MONTE-ACE - Alentejo Central e TAGUS - Ribatejo Interior), que representam 38 municípios, de Bragança a Reguengos de Monsaraz.

Cartaz em anexo.

I13154-HPIM0542.JPG

Cooperação LEADER

COOPLEADER.JPG

Edição da DGADR e Minha Terra, publicada no âmbito do projeto Territórios em Rede II, com o apoio do Programa para a Rede Rural Nacional.

Terra Viva

 

 I16-MTX1.JPG

O programa “Terra Viva”, emitido pela TSF em 2011 e em 2014, reforça a aposta de comunicação da MINHA TERRA, divulgando e promovendo iniciativas de desenvolvimento local, em meio rural.

 

Territórios em Rede

TR07MAI2013.JPG

Territórios em Rede é a revista da Cooperação LEADER, editada no âmbito do projeto Territórios Rurais em Rede - financiado pelo Programa para a Rede Rural Nacional.

3 Projetos LEADER

3PROJETOSLEADER0910.JPG

A publicação “3 Projetos LEADER” dá a conhecer projetos apoiados no âmbito daAbordagem LEADER nos Programas de Desenvolvimento Rural do Continente (PRODER), Açores (PRORURAL) e Madeira (PRODERAM). 





Newsletter

ELARD

 
I19-BOTXXOXFMTXPRESIDENCIA.JPG
 

A ELARD, constituída por redes nacionais de desenvolvimento rural, congrega Grupos de Ação Local gestores do LEADER/DLBC de 25 países europeus. A MINHA TERRA é presidente da ELARD para o biénio 2018-2019.

Projetos PDR2020 Apoiados

 
I20-PDRXPT2020XFEADER.JPG
 

Plano de Informação LEADER 2020

Rede LEADER 2020: Qualificar, Cooperar, Comunicar

LEADER DLBC em Portugal e na Europa

Plano de Informação LEADER 2020

 
I17-LOGOXLEADER2020.JPG
 

O Projeto “Plano de Informação LEADER2020” quer dar resposta aos desafios dos territórios rurais, através de atividades de disseminação de informação de caráter técnico, económico e organizacional.

Pessoas e Lugares

I1-PL18JUN2015.JPG

O jornal Pessoas e Lugares é um projeto editorial e de comunicação da MINHA TERRA dedicado ao LEADER.

Bolsa de Terras

 
I8-BOLSAXTERRAS.JPG
 

A Federação Minha Terra e 35 ADL associadas parceiras estão autorizadas para a prática de atos de gestão operacional (GeOP) da Bolsa de Terras.

Receitas e Sabores dos Territórios Rurais

 

 I15-LIVROX7MG.JPG 

O livro “Receitas e Sabores dos Territórios Rurais”, editado pela Federação Minha Terra, compila e ilustra 245 receitas da gastronomia local de 40 territórios rurais, do Entre Douro e Minho ao Algarve.





SICLIK.COM.S8V2.MINHATERRA.PT.4