Acerca da Minha Terra
Área de Associados

TERRAS DO BAIXO GUADIANA

Associação Terras do Baixo Guadiana

Morada: Rua de Timor, Rua de Timor, S/N, Centro de Artes e Ofícios e Desenvolvimento Local

8970-064 Alcoutim

Tel.: +351 281 546 285

E-mail: geral@atbaixoguadiana.pt

Site: www.atbaixoguadiana.pt

 

Território: Terras do Baixo Guadiana

Área: 1.880,59 Km2

Habitantes: 28.258 hab.

Densidade populacional: 15,02 hab./Km2

I10372-TERRASXDOXBAIXOXGUADIANA.JPG 

Terras do Baixo Guadiana

O Guadiana é o elemento estruturante do território Terras do Baixo Guadiana, entendido entre o curso do rio do Pulo do Lobo (Mértola) a Vila Real de Santo António, onde desagua. O território do GAL, integrando a totalidade dos concelhos de Alcoutim e Castro Marim, parte do concelho de Tavira (freguesias de Stª. Maria, Stº Estêvão e Conceição) chega ao litoral algarvio através das freguesias de Altura (Castro Marim), Vila Nova de Cacela (Vila Real de Santo António) e Santa Maria (Tavira) e sobe a Serra do Caldeirão até às freguesias do concelho de Mértola. Dividido entre os distritos de Beja (Alentejo) e Faro (Algarve) caracteriza-se por uma progressiva rarefação demográfica e, consequentemente, envelhecimento da sua população. E apesar do acentuado processo de desertificação, a agricultura constitui ainda cerca de metade da capacidade empregadora associada principalmente ao cultivo de cereais, na maioria destinados à pastagem de gado bovino e ovino.

Não obstante os estrangulamentos, o território evidencia um conjunto variado de potencialidades decorrentes da possibilidade de desenvolvimento de setores baseados no aproveitamento de recursos endógenos. Produtos agropecuários, artes e ofícios singulares, património ambiental e cultural constituem alguns dos pontos fortes que o turismo tem vindo a evidenciar. Pouco a pouco, a oferta de serviços de qualidade (ao nível do alojamento, restauração, animação turística) está a generalizar-se a todo o território, criando postos de trabalho suscetíveis de fixar a população.

Outrora porta aberta do território para as civilizações mediterrâneas, o Guadiana surge inequivocamente como um elemento de elevado potencial turístico, atraindo empresas do setor e turistas, com forte impacto ao nível da economia local.

Outros Artigos em Associados:

ADREPES

CORANE

ADAE

PINHAL MAIOR

ALENTEJO XXI

Cooperação LEADER

COOPLEADER.JPG

Edição da DGADR e Minha Terra, publicada no âmbito do projeto Territórios em Rede II, com o apoio do Programa para a Rede Rural Nacional.

Terra Viva

 

 I16-MTX1.JPG

O programa “Terra Viva”, emitido pela TSF em 2011 e em 2014, reforça a aposta de comunicação da MINHA TERRA, divulgando e promovendo iniciativas de desenvolvimento local, em meio rural.

 

Territórios em Rede

TR07MAI2013.JPG

Territórios em Rede é a revista da Cooperação LEADER, editada no âmbito do projeto Territórios Rurais em Rede - financiado pelo Programa para a Rede Rural Nacional.

3 Projetos LEADER

3PROJETOSLEADER0910.JPG

A publicação “3 Projetos LEADER” dá a conhecer projetos apoiados no âmbito daAbordagem LEADER nos Programas de Desenvolvimento Rural do Continente (PRODER), Açores (PRORURAL) e Madeira (PRODERAM). 





Newsletter

ELARD

 
I19-BOTXXOXFMTXPRESIDENCIA.JPG
 

A ELARD, constituída por redes nacionais de desenvolvimento rural, congrega Grupos de Ação Local gestores do LEADER/DLBC de 25 países europeus. A MINHA TERRA é presidente da ELARD para o biénio 2018-2019.

Projetos PDR2020 Apoiados

 
I20-PDRXPT2020XFEADER.JPG
 

Plano de Informação LEADER 2020

Rede LEADER 2020: Qualificar, Cooperar, Comunicar

LEADER DLBC em Portugal e na Europa

Plano de Informação LEADER 2020

 
I17-LOGOXLEADER2020.JPG
 

O Projeto “Plano de Informação LEADER2020” quer dar resposta aos desafios dos territórios rurais, através de atividades de disseminação de informação de caráter técnico, económico e organizacional.

Pessoas e Lugares

I1-PESSOASXEXLUGARESXN.XXX14.JPG

O jornal Pessoas e Lugares é um projeto editorial e de comunicação da MINHA TERRA dedicado ao LEADER.

Bolsa de Terras

 
I8-BOLSAXTERRAS.JPG
 

A Federação Minha Terra e 35 ADL associadas parceiras estão autorizadas para a prática de atos de gestão operacional (GeOP) da Bolsa de Terras.

Receitas e Sabores dos Territórios Rurais

 

 I15-LIVROX7MG.JPG 

O livro “Receitas e Sabores dos Territórios Rurais”, editado pela Federação Minha Terra, compila e ilustra 245 receitas da gastronomia local de 40 territórios rurais, do Entre Douro e Minho ao Algarve.





SICLIK.COM.S8V2.MINHATERRA.PT.4