Acerca da Minha Terra
Área de Associados

TERRAS DE SICÓ aprova Plano de Atividades e Orçamento para 2020

2019-12-19

A associação de desenvolvimento TERRAS DE SICÓ aprovou o seu Plano de Atividades e Orçamento para 2020. As metas traçadas são o cumprimento dos objetivos dos projetos em curso e a consolidação da parceria e da estratégia territorial assumida. 

Cumprimento das metas dos projetos em curso e consolidação de um diretório na gestão territorial. Estas são as metas traçadas em Plano de Atividades e Orçamento previsional para 2020.

Em primeira linha, é fundamental atingir e cumprir as metas propostas, colocando a ADL num posicionamento favorável para os novos desafios que se avizinham, mas também preparar futuro, olhando técnica e politicamente para o novo período de programação financeira, garantindo meios técnicos e recursos financeiros ao desafio coletivo proposto. 

Em segunda linha e resultado das IV Jornadas da Serra de Sicó | Uma diretoria para o Maciço de Sicó, deverá ser consolidada a parceria e a estratégia territorial assumida, que para além da tradicional gestão da programação em “abordagem LEADER” deverá incorporar a consolidação do diretório, reavaliando dinamicamente a parceria com a identificação e afirmação de projetos próprios da ADL, capacitando novas estruturas onde a “RAC – Rede de Aldeias do Calcário”, o projeto “Sicó - paisagem protegida”, as “cadeias curtas e os mercados locais” e a revitalização da SICOGEST, entre outros, serão exemplos a ter em consideração. 

 

PRINCIPAIS PROJETOS A DESENVOLVER EM 2020

DO DESENVOLVIMENTO RURAL

 

DLBC TERRAS DE SICÓ/PDR 2020 – Financiamento territorial

Conforme referido nas vertentes de atuação do Desenvolvimento Rural e na dinamização da base económica, criação de emprego e inclusão social, a Terras de Sicó, enquanto Entidade Gestora do GAL TERRAS DE SICÓ 2020 irá continuar a implementar a sua Estratégia de Desenvolvimento Local aprovada, articulando as atribuições e competências adquiridas com as Autoridades de Gestão do PDR 2020 e do PO CENTRO 2020. Neste contexto, será determinante articular a abertura de novos avisos para receção de candidaturas, quer no âmbito das medidas M10. LEADER do PDR 2020, quer no SI2E – Sistema de Incentivos ao Empreendedorismo e ao Emprego, reprogramando os fundos ainda disponíveis em função da procura identificada, neste caso, a adaptar à nova regulamentação que a CCDRC deverá publicar. 

DLBC - COOPERAÇÃO

Na tradição da cooperação interterritorial e transnacional da Abordagem LEADER, o GAL irá desenvolver as candidaturas aprovadas, possibilitando ainda candidaturas conjuntas a novas ideias e novos desafios. 

Para a Cooperação Interterritorial teremos os projetos de cooperação de nível nacional, entre Grupos de Ação Local (GAL):

QUEIJOS DE PORTUGAL: Promover os queijos portugueses de Dominação de Origem Protegida (DOP); valorizar os queijos como produto estratégico de desenvolvimento rural; criar um produto turístico inovador baseado em destinos onde o queijo seja denominador comum

Para a Cooperação Transnacional teremos os projetos de cooperação entre GAL de vários Estados membros ou com outros parceiros ativos no desenvolvimento local de vários Estados membros ou de territórios de países terceiros.

BIOECONOMIA:O projeto consiste na promoção do emprego através da gestão sustentável de produtos endógenos e conservação do meio ambiente. Assenta num princípio de mútua aprendizagem, através da toca de experiências e aprendizagem conjunta, estabelecendo um trabalho em rede coeso. 

TEMPLÁRIOS E CAVALARIA MEDIEVAL: O projeto visa contribuir para o aumento da competitividade dos agentes locais e dos territórios associados ao projeto, através da constituição desta rede de cooperação para além de valorizar os recursos endógenos dos territórios, contribuído fortemente para o desenvolvimento do turismo cultural local, apresentando o presente projeto como objetivo principal valorizar a herança cultural e patrimonial associada aos Templários, Ordens Militares / Cavalaria e Castelos dinamizando a Economia Local.

LUSOFONIA: Criar uma mentalidade para a cooperação com base numa estratégia de aproximação a países de expressão oficial portuguesa e reforçar a identidade e cultura portuguesa; propiciar oportunidades concretas de novos projetos de cooperação entre instituições, atores e territórios dos países envolvidos, criando novas oportunidades de cooperação; 

LOJA DO INTENDENTE: Promoção do emprego e apoio à mobilidade dos trabalhadores, na medida em que o escoamento dos produtos agroalimentares e artesanato dos territórios contribuirá para o crescimento da atividade económica dos seus produtores estimulando a economia e o emprego local; base do projeto a loja Produtos & Territórios em Lisboa, procurando parceria e internacionalização.

 

DA DINAMIZAÇÃO DA BASE ECONÓMICA, CRIAÇÃO DE EMPREGO E INCLUSÃO SOCIAL

 

EEC QUEIJOS DOP E IGP DA REGIÃO CENTRO

Na estratégia já iniciada, a Terras de Sicó posicionar-se-á no acompanhamento das tarefas atribuídas à APRORABAÇAL e às ações territoriais, envolvendo no processo a SICOGEST, através de um contrato de prestação de serviços à APRORABAÇAL enquanto empresa veículo com capacidade técnica para prestar apoio à implementação da EEC no território.

QUALIFICAÇÃO EM IGP DO CABRITO E BORREGO DE SICÓ

Neste projeto já em curso, a Terras de Sicó irá concluir com a ESAC o processo de qualificação do cabrito e borrego de Sicó em IGP, nomeadamente na conclusão do trabalho de terreno e elaboração/validação dos cadernos de especificações.

EXPOSICÓ 2020

Iniciativa a organizar pela TERRAS DE SICÓ, a ter lugar em Condeixa-a-Nova e a decorrer no fim-de-semana de 16 e 17 de Maio de 2020. A iniciativa será articulada com o Município de Condeixa-a-Nova, quer do ponto de vista operacional, que na conceção da proposta de programação a ela associada. 

CADEIAS CURTAS E MERCADOS LOCAIS

No âmbito da operação M.10.214 – Cadeias Curtas e Mercados Locais e alinhando a iniciativa com o objetivo estratégico de recuperar a intervenção no setor primário, a Terras de Sicó enquanto GAL irá apresentar candidaturas para a construção de mercados locais para apoio aos nossos produtores, garantindo o escoamento das pequenas produções de toda a fileira agro e a qualidade ao consumidor final. A proposta deverá acomodar duas estruturas, uma no Rabaçal (Penela) e outra em Almoster (Alvaiázere), compensando espacialmente o território, projeto a articular com outros mercados já existentes, (ex: Vila Cã – Pombal) e novas propostas municipais que concorram a esta medida, lançando paralelamente uma ação comum de branding & marketing territorial “Mercados de Sicó”. 

SICOGEST

Assegurar a SICOGEST enquanto empresa veículo de promoção de toda a fileira agro e coordenação estratégica dos projetos emergentes das cadeias curtas e mercados locais. Envolver em parceria as associações de produtores locais, estabilizar territorialmente um centro de micrologística de apoio à dinâmica da empresa e procurar no mercado uma solução de gestão que assuma um modelo financeiro e um plano de negócios que dinamize a rede emergente e produza resultados na comercialização dos produtos endógenos e na internacionalização do território. 

LOJA DO INTENDENTE – ESPAÇO DE PROMOÇÃO DE PRODUTOS E TERRITÓRIOS RURAIS

Dar continuidade ao projeto de promoção de produtos e territórios em Lisboa, através de um espaço que reúne a seguinte parceria através de um agrupamento de entidades adjudicantes com a ADER-Al (Associação para o Desenvolvimento em Espaço Rural do Norte do Alentejo), CoraNE (Associação de Desenvolvimento dos Concelhos da Raia Nordestina), Pinhal Maior (Associação Desenvolvimento do Pinhal Interior Sul), MONTE (Associação de Desenvolvimento do Alentejo Central) e Tagus (Associação para o Desenvolvimento Integrado do Ribatejo Interior). Este projeto está para o ano alinhado com a candidatura à cooperação transnacional apresentada, no sentido da sua internacionalização, designadamente com as propostas emergentes de cooperação com Cabo Verde.

 

DO PATRIMÓNIO NATURAL

 

REDE DE ALDEIAS DO CALCÁRIO NO SICÓ – RAC

 No âmbito da operação M10.216 - Renovação de Aldeias, consolidar a candidatura apresentada em parceria com os Municípios para a criação da Rede de Aldeias do Calcário – RAC, cujo âmbito territorial será o território de intervenção da Associação de Desenvolvimento, identificando o Recurso Endógeno – CALCÁRIO, enquanto elemento singular e distintivo deste espaço geográfico, sendo ponto de partida para a idealização de uma estratégia de valorização e um programa de ação inovadores, permitindo a geração de dinâmicas com poder de estruturação económica do território de intervenção. 

PROPOSTAS DE CURTO PRAZO

1- Implementação de ARUS e PARUS para as 6 aldeias referenciadas.

2-Consolidar a referência da identidade através da colocação territorial do modelo calcário da Equipamentos de Apoio à Visitação (EAV).

3-Implementar sinalética com abordagem técnica à mobilidade suave.

4-Produção de conteúdos escritos, fotográficos e infográficos para brochura genérica de apresentação da RAC. 

SICÓ – A DIMENSÃO CULTURAL DE UMA PAISAGEM PROTEGIDA

Conclusão do projeto de classificação da paisagem protegida do maciço de Sicó, lançando a consulta pública do documento já tecnicamente estabilizado e prossecução do caminho jurídico para a sua validação/implementação. 

EEC iNATURE

Implementação da 2ª fase (2020 | 2021). 

. ULTRA Terras de Sicó GR 26 (Trail)

. Kit de dinamização de atividades turismo de natureza

. Muros calcários da Serra de Sicó e elaboração de Manual de Referência de candidatura a património imaterial da UNESCO

. Underground explore 

VALORIZAR – RAC | 6 ALDEIAS | 12 EXPERIÊNCIAS

Desenvolvimento da candidatura apresentada à linha de apoio à valorização turística do interior que tem como objetivo dar dinâmica ao projeto da Rede de Aldeias do Calcário lançado na candidatura ao PDR 2020.

A Rede de aldeias do Calcário: 6 aldeias, 12 experiências”, sustenta-se em dois eixos de intervenção:

EIXO I. CONSOLIDAÇÃO DO PRODUTO TURÍSTICO “REDE DE ALDEIAS DO CALCÁRIO – 6 ALDEIAS, 12 EXPERIÊNCIAS” E DESENVOLVIMENTO DE FERRAMENTAS DE APOIO À VISITAÇÃO

Eixo II. PROMOÇÃO E DIVULGAÇÃO DO PRODUTO TURÍSTICO “Rede de Aldeias do Calcário – 6 Aldeias, 12 Experiências” 

EEC VILLA SICÓ

Retomar o trabalho de promoção e competitividade territorial associado ao eixo da romanização, avaliando a sua atual situação no sentido de poder ser redefinida uma estratégia que dê continuidade ao plano de ação traçado e rentabilize o investimento assumido. Neste contexto, deverá ser equacionado um papel para a Terras de Sicó no âmbito das dinâmicas de promoção de Conimbriga e eixo da Romanização SICÓ à proposta de classificação enquanto património mundial pela UNESCO.

Terra Viva 2019

 

I14-TERRAXVIVA.JPG

A 3.ª edição do programa Terra Viva da Antena da TSF deu voz e ouvidos a 54 promotores e promotoras de projetos, beneficiários da Medida LEADER do PDR2020 através dos Grupos de Ação Local do Continente, entre os dias 3 de junho e 9 de julho de 2019.

54 Projetos LEADER 2014-2020

I2-54XPROJETOS.JPG

Repertório de projetos relevantes e replicáveis apoiados no âmbito da Medida 10 LEADER do Programa de Desenvolvimento Rural 2020 elaborado pela Federação Minha Terra.

Cooperação LEADER

Edição da Direção-Geral de Agricultura e Desenvolvimento Rural e Federação Minha Terra, publicada no âmbito do projeto “Territórios em Rede II”, com o apoio do Programa para a Rede Rural Nacional.





Newsletter

ELARD

 
I19-BOTXXOXFMTXPRESIDENCIA.JPG
 

A ELARD, constituída por redes nacionais de desenvolvimento rural, congrega Grupos de Ação Local gestores do LEADER/DLBC de 25 países europeus. A MINHA TERRA é presidente da ELARD para o biénio 2018-2019.

Projetos PDR2020 Apoiados

 
I20-PDRXPT2020XFEADER.JPG
 

Plano de Informação LEADER 2020

Rede LEADER 2020: Qualificar, Cooperar, Comunicar

LEADER DLBC em Portugal e na Europa

JER | Jovem Empresário Rural - Cultivar Ideias, Dinamizar o Espaço Rural

Agricultura Familiar: Conhecimento, Organização e Linhas Estratégicas

Plano de Informação LEADER 2020

 
I17-LOGOXLEADER2020.JPG
 

O Projeto “Plano de Informação LEADER2020” quer dar resposta aos desafios dos territórios rurais, através de atividades de disseminação de informação de caráter técnico, económico e organizacional.

Pessoas e Lugares

I1-PESSOASXEXLUGARESXN.XXX14.JPG

O jornal Pessoas e Lugares é um projeto editorial e de comunicação da MINHA TERRA dedicado ao LEADER.

Bolsa de Terras

 
I8-BOLSAXTERRAS.JPG
 

A Federação Minha Terra e 35 ADL associadas parceiras estão autorizadas para a prática de atos de gestão operacional (GeOP) da Bolsa de Terras.

Receitas e Sabores dos Territórios Rurais

 

 I15-LIVROX7MG.JPG 

O livro “Receitas e Sabores dos Territórios Rurais”, editado pela Federação Minha Terra, compila e ilustra 245 receitas da gastronomia local de 40 territórios rurais, do Entre Douro e Minho ao Algarve.





SICLIK.COM.S8V2.MINHATERRA.PT.4