
Associação para o Desenvolvimento Integrado do Ribatejo Interior
Morada: Edifício do antigo GAT, Rua Dom António Prior do Crato, nº135
2200-086 Abrantes
Tel.: +351 241 106 000 (Chamada para a rede fixa nacional)
E-mail: tagus@tagus-ri.pt
Site: www.tagus-ri.pt
Território: Ribatejo Interior
Área: 832,3 Km2
Habitantes: 47.322 hab.
Densidade populacional: 57 hab./Km2
Ribatejo Interior
Abrantes, Constância e Sardoal são os três concelhos que correspondem ao território de intervenção do GAL – Ribatejo Interior. Delimitado a norte pelo rio Zêzere e atravessado pelo rio Tejo, o território é rico em recursos hídricos, superficiais e subterrâneos, destacando-se o sistema aquífero da Bacia do Tejo-Sado, o maior reservatório de água doce da Península Ibérica, que fornece água a cerca de um milhão de habitantes da Grande Lisboa.
O território é marcado por uma importante mancha florestal a norte do rio Tejo, nomeadamente pinhal e eucaliptal. A área agrícola, representando apenas 25 por cento da área territorial, estende-se principalmente pelos vales e junto das povoações, em particular nas margens do Tejo, para culturas de regadio. Associada à diminuição da população e elevado índice de envelhecimento da população, a agricultura é uma atividade em decréscimo na região.
A nível económico, o turismo é o setor com maior potencial para o território. Na zona de transição entre o Ribatejo, o Alentejo e as Beiras, o território vem tirando partido desta rica confluência de tradições, usos e costumes, consolidando esta diversidade numa clara e distinta identidade territorial.
Agenda |
| "Advisinar" internacional COREnet sobre infraestruturas e equipamentos partilhados |
2026-02-16, Iniciativa online |
O livro “Receitas e Sabores dos Territórios Rurais”, editado pela Federação Minha Terra, compila e ilustra 245 receitas da gastronomia local de 40 territórios rurais, do Entre Douro e Minho ao Algarve.
[ETAPA RACIONAL ER4WST V:MINHATERRA.PT.5]